Notícias

Foto reprodução

Dor na nuca: o que pode ser e como aliviar

21/03/2025 às 16:48

A dor de cabeça na nuca pode indicar diversos fatores de saúde. Geralmente, o problema é causado por excesso de tensão muscular, especialmente devido a situações de estresse e ansiedade.

Todavia, a dor pode estar presente em algumas emergências, com gravidade e urgência de tratamento, como meningite, pressão alta ou aneurisma. Por isso, é importante estar atento à intensidade e à frequência que o problema se apresenta — e se existem sintomas associados, como enjoo, febre e náuseas.

Segundo dados da Classificação Internacional de Cefaleias, existem mais de 200 tipos de cefaleia e, para definir a causa de cada uma, são classificadas em dois tipos:

Cefaleia primária: é aquela que não está relacionada a nenhum quadro clínico, isto é, não é causada por qualquer doença ou condição. É o tipo mais comum de cefaleia e engloba a enxaqueca, cefaleia em salvas e a dor de cabeça tensional.

Cefaleia secundária: é definida como sintoma de alguma doença ou condição, como infecções bacterianas virais, meningite, tumores cerebrais, aneurismas e lesões cranianas, por exemplo.

A incidência de uma dor de cabeça constante e intensa deve ser avaliada por um médico neurologista, que poderá indicar os exames necessários para obter o diagnóstico e, desse modo, indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

O que pode ser a dor na nuca?

Nove causas para a dor de cabeça na nuca e como aliviar o quadro. Confira!

  1. Pressão alta

A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias e ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam 140/90 mmHg, ou seja, 14 por 9.

Quando a pressão alta está elevada, normalmente devido a situações de estresse, pode ocorrer dor de cabeça na região da nuca, que depois irradia para a testa, associada à sensação de peso na cabeça. O problema pode estar associado a outros sintomas, como tontura, vômito e visão turva e embaçada.

“O aumento da pressão dos vasos, para algumas pessoas, pode sensibilizar a área, ou seja, tornar a inervação local sensorial mais perceptiva da dor”, explica Leonardo Sousa Bernardes, neurologista com especialização em Neuro-Oncologia do Hospital Albert Sabin.

Em alguns casos, o especialista explica que a pressão alta pode ser, na verdade, consequência da dor de cabeça. É importante consultar um especialista para um diagnóstico mais adequado.

  1. Estresse e ansiedade

A tensão muscular que origina a dor de cabeça na nuca também pode ser provocada pela ansiedade e pelo estresse, desencadeando dores nos músculos da região. Também chamado de cefaleia de tensão, o problema pode ser causado por fatores físicos, como atividades físicas executadas de forma inadequada, má qualidade do sono e trabalho excessivo.

  1. Cefaleia cervicogênica

A cefaleia cervicogênica, que pertence ao grupo de cefaleias secundárias, é um tipo de dor de cabeça causado por uma lesão de estruturas da região cervical, como vértebras, discos intervertebrais e ligamento, segundo Leonardo.

Problemas como osteoartrose, artrite e inflamação nos ligamentos da coluna são fatores mais comuns que causam a dor na região da nuca e devem ser investigados por um especialista para evitar possíveis complicações.

  1. Aneurisma

O aneurisma é uma dilatação anormal que surge nas paredes de um vaso sanguíneo, normalmente uma artéria e em qualquer parte do corpo. No caso de aneurismas cerebrais, embora a maioria dos casos não apresente sintomas,  a ruptura do vaso na região próxima à nuca pode desencadear uma dor de cabeça súbita e de forte intensidade, chegando a ser incapacitante.

Na suspeita da condição, busque ajuda médica imediatamente, pois o aneurisma pode trazer consequências graves, como um acidente vascular cerebral (AVC) e até a morte.

  1. Torcicolo

Problemas musculares, contraturas e torcicolos são causas frequentes que provocam dor de cabeça na nuca. Normalmente, podem surgir após a prática intensa de exercícios físicos  para costas ou ombros, além de má postura durante o dia e ao dormir.

Dores intensas, se não tratadas, podem causar limitações na liberdade de movimentação da cabeça e do pescoço e afetar diretamente o bem-estar. Por isso, se a utilização de remédios caseiros não aliviar a dor, é fundamental procurar ajuda médica — pois pode ser necessário o uso de medicamentos.

  1. Má postura

A má postura é um dos principais fatores que causa dor na nuca e se manifesta especialmente em pessoas que trabalham sentadas e no computador. No geral, a dor é desencadeada pela falta de ergonomia dos móveis de trabalho, com falta de apoio para os braços e pernas e cadeiras e telas em alturas inadequadas.

Hoje em dia, a dor de cabeça na nuca causada pela má postura acomete cada vez mais pessoas jovens, em função do uso excessivo do celular como meio de leitura — que mantém a cabeça pendente para baixo por muito mais tempo do que é recomendado.

A longo prazo, a má postura pode desencadear problemas mais sérios de saúde, como escoliose, lordose e hérnia de disco, além de causar cansaço frequente e dificuldade para dormir.

  1. Meningite

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e uma das manifestações clínicas mais frequentes é a dor intensa, que pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça. Em alguns casos, pode surgir com outros sintomas como febre, vômito e cansaço excessivo, segundo a Classificação Internacional de Cefaleias.

  1. Sinusite

A sinusite é a inflamação da mucosa dos seios nasais e, além da dor de cabeça na testa, quadros crônicos e agudos também podem provocar cefaleia na área da nuca e sensação de peso na cabeça. Outros sintomas também podem surgir, como tosse, febre e congestão nasal.

  1. Artrose

A artrose é uma doença que causa degeneração das articulações, incluindo as do pescoço, e pode ser responsável por dores frequentes na nuca ao longo do dia. Normalmente, esse tipo de dor pode dificultar o movimento do pescoço e afetar a realização das atividades do dia a dia. Embora seja mais comum em idosos, também pode acometer pessoas jovens.

Como aliviar a dor na nuca?

O tratamento da dor de cabeça depende da causa do problema. Cefaleias secundárias causadas por problemas musculares, como torcicolo, artrose e lesões de estruturas na região cervical, devem ser tratadas com a administração de remédios analgésicos e anti-inflamatórios previamente prescritos por um ortopedista, além de um tratamento conservador, como acupuntura e fisioterapia.

Na suspeita de outras doenças, como meningite e aneurisma, é importante buscar ajuda de um médico o mais rápido possível, devido ao risco de complicações à saúde. Na maioria dos casos, a dor é resolvida com o tratamento desses problemas.

Quanto à cefaléia causada por estresse e ansiedade, é possível recorrer a remédios caseiros que promovam o alívio, como massagens, compressas e chás. Se isso não resolver, pode ser necessário o uso de analgésicos, como paracetamol, aspirina ou ibuprofeno.

Em todos os casos, a prática de exercícios físicos e de hábitos saudáveis de vida contribui para a prevenção e tratamento.

Fonte:Minha Vida