Notícias

Duas mortes suspeitas de Covid-19 estão com resultados de exames aguardados pela Secretaria de Saúde de Patrocínio

31/03/2020 às 11:59

Em entrevista ao programa Show da Manhã da Difusora 95, nesta terça-feira (31), a porta-voz da Comissão Técnica Municipal de Monitoramento da Covid-19, Noílma Passos, disse que a Secretaria de Saúde de Patrocínio, juntamente a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), coletaram material em duas pessoas idosas que vieram a óbito em Patrocínio após apresentarem sintomas parecidos com os provocados pelo novo coronavírus.

Noílma Passos

Até o momento, os resultados não foram liberados pela SES/MG. De acordo com Noílma, as duas pessoas são do sexo masculino, uma de 87 anos, que morreu no domingo (29), e a outra de 63, que morreu na noite da última segunda-feira (30). Ambos estavam internados e apresentavam doenças respiratórias crônicas.

A porta-voz disse que os dois casos configuravam nos últimos boletins (entre os oito até a última segunda-feira), divulgados pelas Secretarias de Saúde do Município e do Estado, como sendo casos de pacientes com síndrome gripal grave.

“Nós temos hoje dois óbitos suspeitos no Município. É importante destacar que a gente enfrenta uma grande dificuldade com relação à realização do exame que são feitos pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais e uma demora também muito grande no processamento destes exames e liberação de resultados, embora nós estejamos cobrando constatemente do setor responsável”, enalteceu.

Noílma disse que tão logo essas pessoas entram no circuito hospitalar e passam a configurar como suspeita de Covid-19, H1N1 ou alguma outra doença infecto-contagiosa, são seguidos protocolos de segurança para a prevenção do contágio, tanto para os profissionais das áreas de saúde quanto para os demais enfermos hospitalizados.

“Esses dois óbitos estavam sem o contato familiar por estarem internados, mas a orientação que a Secretaria repassa para todos os familiares de pessoas suspeitas, ou que apresentem alguma síndrome gripal, são os cuidados de proteção individual e o isolamento domiciliar, se apresentarem os sintomas”, explicou a porta-voz.

Texto: José Antonio/Difusora 95

Ouça abaixo a entrevista feita durante o programa Show da Manhã da  Difusora95.