Notícias

Foto: Reprodução

É possível acabar com o paladar viciado em doce?

05/03/2020 às 14:47

Se você tem paladar doce e sente a necessidade de adoçar tudo, do cafezinho à salada de frutas, saiba que pode, com um pouco de disciplina e dedicação, acabar de vez com o vício que prejudica não somente o emagrecimento, como também a saúde.

Como diminuir a vontade de comer doce

Os doces oferecem muito mais que um sabor agradável ao paladar. Eles são responsáveis por aumentar os níveis de serotonina do corpo humano, que é conhecido popularmente como “hormônio do humor”.

Não à toa, os doces acabam virando aliados das mulheres, principalmente durante a TPM, período de maior sensibilidade e fragilidade emocional graças às variações hormonais ocorridas no corpo.

Porém, às vezes, a vontade de comer doces acaba se tornando incontrolável e o que era apenas gula se torna um vício. Ao chegar neste ponto é essencial rever esse hábito e balancear a alimentação.

Pequenas porções não te satisfazem

Isso pode acontecer por diversos motivos, mas uma razão possível para essa insaciedade, pode ser resistência à insulina. “Pessoas com esta resistência tendem a querer mais doces porque a insulina não consegue colocar o açúcar para dentro das células e produzir energia e, assim, parece que não tem açúcar nunca, o que faz o corpo emitir sinais de que ele precisa da substância”.

Você se livra de momentos estressantes com doces

O aumento do hormônio cortisol, que está relacionado ao o estresse e ansiedade também faz aumentar esta ingestão”, o que justifica esse comportamento. Isso acontece também porque o consumo de doces traz consigo a sensação de prazer, graças ao auxílio no aumento dos níveis de serotonina.

Você come escondido

Isso acontece porque você tem consciência de que é compulsiva por doces e sabe que é um problema. Porém, dividir com alguém pode ser vantajoso, já que a pessoa pode te ajudar a controlar o vício (se for uma pessoa presente no seu cotidiano).

As frutas são uma ótima opção. Elas são importantes para balancear a alimentação, além dos legumes e verduras. Porém, as frutas (assim como os doces) sejam ingeridas sozinhas no meio da tarde, já que isso pode causar um pico de insulina.

Os doces não saem da lista! As opções com proteína são bem vindas nessa situação. Hoje em dia, algumas marcas oferecem chocolates e até pudins nessas condições. “Além de serem muito saborosos, a proteína proporciona uma melhor saciedade e digestão mais lenta do que uma simples fruta”.

Para completar a alimentação, deve-se estabelecer regras e horários. Comer de 3 em 3 horas evita o aumento do hormônio do cortisol, forte inimigo na luta contra a compulsão de doces.

Os fornecedores das sensações de prazer não são somente alimentos. A prática de atividades físicas, por exemplo, que tem a capacidade de elevar os níveis de adrenalina e serotonina do corpo, e que causa uma ótima sensação de bem estar, diminuindo a ansiedade.

E não se esqueça: os doces são fundamentais para o corpo humano, mas assim como qualquer compulsão, o consumo exagerado pode trazer grandes problemas. Fique atenta à sua alimentação e esteja sempre em dia com sua saúde!

Quanto mais você estimular o paladar doce, mais doce você vai querer, afirma a nutricionista funcional Paola Cariello.A profissional ensina 4 passos para adotar hoje mesmo e finalmente se livrar do paladar viciado em doce:

1. Comece agregando um sabor diferenciado a seus pratos com a inclusão de vegetais amargos, azedos e com sabores mais intensos. A nutricionista indica opções como: rúcula, agrião, jiló, acelga, chicória, endívia, rabanete, alho-poró, cebolinha, coentro, entre outros.

2. Consuma chás e café sem adoçar. A mudança de hábito, no início, pode ser complicada, mas a especialista orienta a ir aos poucos: a cada 3 dias reduza a quantidade de açúcar e adoçante.

3. Outra medida que ajuda a acabar com o paladar viciado em doce é consumir mais frutas ácidas e azedas, como maracujá, morango, kiwi, abacaxi, frutas vermelhas, entre outras. Você pode, inclusive, começar o dia bebendo água com limão.

4. Por fim, a nutricionista indica a inclusão no cardápio de especiarias anti-inflamatórias, como canela, alecrim, cúrcuma, pimenta rosa/preta e gengibre, por exemplo. Da mesma forma que fomos acostumados ao sabor doce desde pequenos, também podemos mudar e adaptar nosso paladar para alimentos mais ácidos, azedos e amargo, diz a profissional.

Fonte: Vix e Dicas de mulher