Notícias

Reprodução

Eleições 2020 passam por adaptações no momento de pandemia

19/10/2020 às 14:33

Neste ano de 2020, as Eleições Municipais, que acontecem dia 15 de novembro, terão algumas adaptações. O evento, que aconteceria originalmente em quatro de outubro, passou por mudanças, em virtude da pandemia de Covid-19.

Uma das novidades é o horário de abertura das seções eleitorais, que iniciará antes, às 7h. Essa hora extra tem o objetivo de possibilitar mais tempo, para que as pessoas do grupo de risco possam exercer seu direito ao voto com mais tranquilidade.

Bruno Henrique de Oliveira, juiz eleitoral da Comarca de Patrocínio, contou à Difusora 95 que alguns protocolos devem ser seguidos pelos eleitores. Ele recomenda não levar acompanhante. Não é interessante levar crianças, por exemplo, para evitar aglomerações. Ele também orienta levar a própria caneta, mas ressalta que terá disponível para quem esquecer. Além disso, é indicado o uso de máscara.

O juiz ainda ressaltou que a urna eletrônica é a maneira mais segura de fazer a votação, já que passa por diversas etapas e formas de verificação por órgãos externos, como OAB, Ministério Público e Polícia Federal. Além disso, ele ressaltou que o voto secreto é um direito garantido pela Constituição, ninguém precisa saber qual candidato cada um vai escolher.

“O voto é sigiloso e a urna eletrônica garante isso”, destacou.

Texto: Maria Clara Alves/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95