Notícias

Reprodução

Eleitora de Patrocínio relata que não conseguiu votar devido a problemas apresentados na urna eletrônica

18/11/2020 às 16:16

Durante as eleições municipais deste último domingo (15) em Patrocínio, urnas eletrônicas de três seções apresentaram problema e precisaram ser trocadas.

Em uma dessas seções, uma eleitora relatou que tentou votar três vezes. Em sua última tentativa, ela teria chegado às 14h e esperado na fila até 17h15, sem sucesso. Segundo ela, muitas outras pessoas também não conseguiram exercer seu direito ao voto neste ponto de votação, no bairro Enéas.

O chefe do Cartório Eleitoral de Patrocínio, João Batista dos Reis, informou que, devido ao número reduzido de técnicos para atender a quatro cidades da Comarca de Patrocínio, não foi possível realizar todos os atendimentos com agilidade.

“Normalmente a orientação que nós damos ao mesário é que distribua a senha para quem está aguardando na fila para que nenhum eleitor fique sem votar. A urna não se encerra antes das 17 horas, se a eleitora estava na fila e se ela recebeu a senha do mesário ela tinha o direito de votar, se ela não votou naquele momento ela poderá comparecer perante o juiz eleitoral até 60 dias após as eleições e requerer a sua justificativa de ausência ao voto”, informou João Batista.

Outro assunto muito questionado no dia das eleições foi a respeito da quantidade de santinhos espalhados na porta dos locais de votação. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, a Polícia Militar conseguiu identificar todos os infratores, por meio do sistema eletrônico de videomonitoramemento, olho vivo, e essas pessoas serão encaminhadas à presença do juiz eleitoral para as medidas cabíveis.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95