Notícias

Empresa vencedora de licitação está realizando estudos para receber o Aterro Sanitário em Patrocínio
05/04/2023 às 16:07
Em entrevista á Difusora 95 FM, o secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Geraldo de Oliveira falou sobre os trabalhos que são realizados pela empresa vencedora da licitação e que já está na cidade realizando os estudos no terreno, onde poderá receber o aterro sanitário de Patrocínio.
Segundo o secretário o grupo que ganhou a solicitação já está trabalhando e tem 120 dias para fazer os estudos licenciar o aterro sanitário e protocolar na Secretária de Meio para que a secretaria possa fazer avaliação e os laudos técnicos para levar até o conselho de meio ambiente aprovar a licença ambiental.
Com relação a localização do aterro sanitário, Antônio ressaltou que os estudos vão indicar se é possível receber o Aterro Sanitário, para isso será feito oito furos profundos para ver a questão de cavidade, lençol freático, permeabilidade do solo, análise de solo (Para cobrir os resíduos sólidos que serão depositados.
De acordo com o secretário a empresa vai fazer o projeto técnico, esse projeto deve obedecer às regras da BNT que é o tratamento do gás, tratamento do efluente, monitoramento (Postos de monitoramento do lençol freático), o solo tem que ser forrado com uma geomembrana com grande espessura, pois para que o chorume não possa ter contato com o solo, a canalização de água pluvial.
O secretário também falou que tem a impressão que com o menos de 90 dias, eles não conseguem fazer a análise, isso com uma audiência pública que os mesmos vão requerer. Para fazer uma audiência pública, deve se ter uma base técnica para informar a população.
“A intenção é licitar pra uma outra empresa terceirizada e operar esse aterro nós vamos ficar somente na fiscalização se ter cumprido todas as regras a questão ambiental todas as regras relacionadas com Aterro Sanitário”, encerrou o secretário.
Texto: Thiago Sodré | Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César | Difusora 95
