Notícias

Foto: Reprodução

Encerradas as inscrições do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2019

12/09/2019 às 16:14

Terminou no último dia 9 de setembro, as inscrições para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2019. O concurso é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG e Seapa, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

São esperados cerca de 2 mil concorrentes. Podem participar produtores dos municípios mineiros, com amostras de café arábica, do tipo 2 para melhor, que foram colhidas neste ano. A lavoura de origem da amostra deve ser georreferenciada.

A solenidade de encerramento do concurso, com anúncio dos vencedores, será em dezembro.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais tem duas categorias. A primeira é a Café Natural. Neste sistema, o café recém-colhido é levado para secar. A outra categoria é a do Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Nestes tipos de café, após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador para só então seguirem para secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase na qual o produto passa por um tanque de fermentação.

Cada produtor pode participar com apenas uma amostra em cada categoria.

Texto: Nilton César/Difusora 95