Notícias

Foto reprodução
Erros comuns com detergente, você já cometeu algum deles?
05/06/2024 às 17:04
Sobre o detergente
A eficácia dos detergentes de louça está amplamente demonstrada e hoje seria praticamente impossível dispensá-los na cozinha.Porém, é comum cometer erros na hora de usá-lo, alguns mais frequentes e outros menos.Para começar, lembre-se que nunca deve ser usado para lavar as mãos, mesmo que seja um detergente para “peles sensíveis”.
Bem, agora podemos começar com os 18 erros mais comuns
Escolha com base nas características essenciais
Existem diferentes tipos no mercado: orgânico, barato, perfumado, delicado, etc. você não o escolhe pelo cheiro, mas pelo seu poder de limpeza, que é essencialmente para o que você o compra.
Lavar as mãos com detergente
Embora existam no mercado detergentes “para peles sensíveis”, isso não significa que devam ser usados pacificamente para lavar as mãos. Eles ainda seriam agressivos na pele, ressecando e enfraquecendo-a. Em vez disso, compre um sabonete específico para a pele.
Usar detergente em excesso
Não seria econômico nem, sobretudo, ecológico. Usar muito produto não produzirá o efeito de agilizar a lavagem, pelo contrário, irá alongá-la devido à grande quantidade de espuma produzida com risco de não enxaguar bem a louça.
Não usar detergente suficiente
Demasiado é bom, claro, mas se não usarmos detergente suficiente, como podemos remover gorduras ou resíduos alimentares de forma eficaz?
Uma dica ecológica para aumentar o poder de limpeza do detergente, ao mesmo tempo que o economiza: adicione um pouco de vinagre branco ao detergente.
Lavar a tábua de corte com detergente
Por ser a madeira um material poroso, ela inevitavelmente absorveria o detergente usado para limpá-la, liberando-o posteriormente no que cortaríamos (verduras, peixes, carnes, etc.). Em vez disso, escolha bactericidas naturais para limpá-lo, como usar sal + limão ou bicarbonato de sódio + vinagre branco.
Usá-lo para limpar telas
A tela de nossos dispositivos é um local onde as bactérias se proliferam, para removê-las é aconselhável desinfetá-las com freqüência. Mas não com sabão de louça, você só corre o risco de danificá-los ao fazê-lo. Sempre use os produtos indicados.
Usar na máquina de lavar louça
Pode parecer estranho, mas o detergente para lava-louças não foi projetado nem produzido para ser usado na máquina de lavar louça também. Se o fizer, a máquina de lavar louça transbordará de espuma, invadindo a cozinha!
Limpar o parquet, tacos e tábua corrida
Isso danificaria a madeira! Sempre use produtos específicos para madeira.
Não usar luvas
Embora possa ser “adequado” para peles sensíveis, orgânicas ou sabe-se lá mais o quê, nunca deve ser usado sem o uso de luvas. Na verdade, é um produto agressivo, na sujeira, mas também na pele. Pode ter um efeito secante e causar reações alérgicas que, a longo prazo, enfraquecem e mortificam a pele.
Escolher um produto agressivo
Se você realmente não pode usar as luvas, escolha um detergente “para peles sensíveis” para minimizar os efeitos agressivos na pele.
Usar uma esponja muito velha
Nunca espere muito para trocar a esponja na cozinha, pois assim que o abrasivo perder sua eficácia e começar a apresentar sinais de falha, lembre-se de trocá-la. Isto irá ajudá-lo a usar sempre o mínimo necessário de detergente, mas também a manter baixo o coeficiente bacteriano da cozinha (as esponjas estão, de facto, entre os principais “recipientes” de bactérias em toda a casa!).
Misturar com água sanitária
Por ser muito tóxico, o alvejante nunca deve ser misturado a nenhum outro produto.
Se o fizesse com detergente para a louça, seriam produzidos gases tóxicos perigosos (risco de queimaduras, cegueira temporária, dificuldades respiratórias): é absolutamente necessário evitar!
Usar para lavar o cabelo
Pode parecer ridículo para você, mas acontece com mais frequência do que você pensa. Não faça isso, pois isso irritará o couro cabeludo e também a pele.
Tomar banho com detergente para louça
Se não for aconselhável usá-lo para lavar as mãos, quanto mais para lavar o corpo. Em particular, as áreas íntimas, onde a pele é mais delicada, sofreriam uma agressão do detergente que é melhor se guardar.
Não tirar anéis e joias
Ao lavar a louça lembre-se de retirar todas as suas joias, sejam de prata ou ouro. O risco é que detergentes ou resíduos de alimentos se depositem nos objetos de valor, o que não é muito higiênico.
Usar para lavar o carro
Apesar da sua eficácia na limpeza de pratos, copos e louça, não é adequado para a limpeza de automóveis. Seus agentes químicos agressivos podem causar micro-arranhões na carroceria e, a longo prazo, danificá-la. Mais uma vez, escolha detergentes adequados para lavar carros.
Não fazê-lo em casa
Por que você não tenta fazer em casa? Não será apenas barato milho, mas também milho ecológico
Para fazer isso, você precisará misturar:
1 colher (de sopa) de cristais de soda
1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (de chá) de sabonete preto
1 pequeno sabão (picado)
Algumas gotas de óleo essencial (limão, lavanda …)
Fonte: Receitas sem Fronteiras