Notícias

Foto: Tony Winston/Agência Brasília/FotosPúblicas

Estado de Minas Gerais inicia período em que não é permitido semear ou manter soja viva

07/07/2020 às 08:24

O estado de Minas Gerais deu início ao período do vazio sanitário da soja, uma forma de manejo que compreende a não permissão para semeadura ou manutenção da planta viva durante 77 dias, entre 1º de julho a 15 de setembro.

Esta ação é realizada para prevenção e combate do fungo phakopsora pachyrhizi, responsável por causar a principal praga que acomete a soja, conhecida como ferrugem asiática. Por este motivo, o vazio sanitário é realizado antes do plantio do grão a fim de impedir danos à plantação e evitar perdas econômicas aos produtores.

Conforme publicação no site do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o gerente de Defesa Sanitária Vegetal do Instituto, o engenheiro agrônomo Nataniel Nogueira, destaca que durante este período do vazio sanitário, as propriedades ficam livres dos hospedeiros e diminui assim a incidência da praga na próxima safra.

O fungo causador da ferrugem asiática se reproduz em plantas vivas, além de apresentar fácil capacidade de dispersão ao vento, proliferando a praga nas lavouras. Nataniel explicou que essa praga pode gerar desfolhação nas plantas e impactar na produtividade e que esse manejo é importante para quebrar o ciclo da doença.

Diante deste cenário, o IMA recomenda aos produtores que, caso seja constatada a presença de planta voluntária de soja (guaxa) na propriedade, o produtor deve providenciar imediatamente a sua erradicação.

Devido à pandemia, o produtor deverá comunicar ao IMA a situação fitossanitária de sua propriedade por meio do preenchimento do questionário  disponível neste link.

Ainda em decorrência da pandemia, a fiscalização do vazio sanitário será realizada de forma remota, regulamentada pela portaria IMA nº 1977, de 04 de maio de 2020.

Segundo os dados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a projeção é de que o grão tenha safra recorde de 5,9 milhões de toneladas neste ano de 2020.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Fonte: Ascom/ IMA