Notícias

Foto: Expocaccer

Expocaccer é a primeira do Cerrado Mineiro a receber o selo “Certifica Minas”

26/06/2021 às 10:44

A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) foi contemplada com selo “Certifica Minas”, sendo a primeira cadeia de custódia do Cerrado Mineiro a conquistar a certificação.

Em menos de um mês, esta é a segunda aprovação da cooperativa, com 100% dos critérios estabelecidos para certificação. A auditoria do Certifica Minas foi realizada no dia 17 de junho de 2021, pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com o auxílio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER).

O gerente geral dos armazéns da Expocaccer, Willian Alves, comentou à reportagem da Difusora 95 FM, a importância da certificação para a cooperativa, afirmando ser uma “grande conquista tanto para a Expocaccer quanto para nossa região. […] Isso vem de grande importância para os nossos cooperados, para os nossos clientes, porque eles vão poder agregar mais valor em seu produto no mercado. E mostra também que esse produto, ele foi produzido dentro das normas de produção, que tem toda uma cadeia de custódia para atender uma série de requisitos[…] E isso vem de encontro com o trabalho que a Expocaccer tem feito dentro da região, mostrando que cada vez mais os produtos precisam ser sustentáveis, rastreáveis, precisam ser controlados e todo o produto precisa seguir procedimentos e processos”, explicou.

Certifica Minas é um Programa de Certificação de Produtos Agropecuários e Agroindustriais do Estado de Minas Gerais, cujo objetivo é garantir a qualidade dos produtos agropecuários e agroindustriais produzidos no Estado e a sustentabilidade em seus sistemas de produção, proporcionando a esses produtos maior competitividade e favorecendo sua inserção nos mercados nacional e internacional.

Agora, com o selo “Certifica Minas”, a Expocaccer tem autorização para armazenar e comercializar os cafés dos produtores que possuem essa certificação, confirmando assim o seu compromisso e fomento à produção de cafés que cumpram os três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental, atendendo também às normas trabalhistas.

Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora

Reportagem: Nilton César/Difusora 95