Notícias

Foto: Reprodução Web/Ilustrativa
Expocacer exporta mais de 8 toneladas de café especial descafeinado para o Japão
26/05/2026 às 11:18
A cooperativa Expocacer alcançou um marco histórico ao exportar pela primeira vez para o Japão um carregamento de 8,4 toneladas de café especial não torrado e naturalmente descafeinado. O volume equivale a 140 sacas de 60 quilos e representa um avanço importante para o mercado cafeeiro do Cerrado Mineiro. Em entrevista à Rádio Difusora 95, o trader da cooperativa, Rodrigo Firmino Ramos, destacou que a iniciativa reforça o perfil inovador dos produtores da região.
Segundo Rodrigo, a exportação atende a uma demanda crescente do mercado internacional por cafés descafeinados de alta qualidade. Ele explicou que o consumo desse tipo de produto vem aumentando, principalmente entre as novas gerações, e que a instalação de uma empresa especializada no processo de descafeinação no Espírito Santo facilitou a operação no Brasil. Antes, o café precisava ser enviado ao exterior para passar pelo procedimento, o que tornava o processo mais complexo.
O trader ressaltou ainda que a venda para o Japão é apenas o começo de novas oportunidades para a cooperativa no segmento de cafés especiais descafeinados. Todo o processo passa por um rigoroso controle de qualidade realizado pela Expocacer, desde a avaliação do padrão do grão até a prova da bebida antes da exportação. Para a cooperativa, a negociação representa mais um capítulo importante na história de expansão e valorização do café produzido no Cerrado Mineiro.
Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Márcio Souza / Difusora 95,3 FM
>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<
