Notícias

Faleceu em Belo Horizonte o patrocinense Padre Osvaldo Gonçalves, aos 92 anos.

27/05/2024 às 16:16

Padre Osvaldo Gonçalves nasceu em Patrocínio, em 14 de novembro de 1931. Filho de Antônio e Elvira, foi ordenado padre em sua cidade natal em 21 de dezembro de 1957 por Dom José André Coimbra.

Após completar seus estudos teológicos em Pindamonhangaba e um curso de pastoral em São Paulo, lecionou no Seminário Menor em Ferraz de Vasconcelos e foi nomeado para trabalhar na Paróquia dos Sagrados Corações, em Belo Horizonte, onde permaneceu por 47 anos.

Durante seu ministério, Padre Osvaldo se dedicou à Entronização e à redação de revistas religiosas. Fundou a Editora Promoção da Família, editou as revistas Reino e A Turma, e se envolveu profundamente com a pastoral familiar e juvenil.

Criou o grupo “Jovens PRO DESENVOLVIMENTO” (PRODES) e a “Família de Caná”, que organizava encontros para ajudar famílias e jovens. Também fundou a Fazenda Recanto de Caná, uma comunidade terapêutica para dependentes de drogas.

Padre Osvaldo escreveu um “Catecismo Sintético” e sempre enfatizou a importância da catequese em suas pregações. Foi reconhecido por seu trabalho com prêmios como o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte e o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal.

Padre Osvaldo presidiu sua última missa em Patrocínio em 13 de janeiro de 2018, celebrando seu Jubileu de Diamante de Sacerdócio. Ele expressou gratidão a Deus, à sua família, à sua congregação, e aos leigos que colaboraram com seu apostolado.