Notícias

Foto: Reprodução
Famílias que tiveram o benefício do Bolsa Família bloqueado podem buscar os CRAS para sanar dúvidas
24/04/2023 às 15:07
O Bolsa Família, programa criado em 2003 para combater a pobreza e a desigualdade social no Brasil, tem sido objeto de muitas discussões nos últimos anos. Com a pandemia da Covid-19, o governo federal lançou o auxílio emergencial, que beneficiou milhões de brasileiros que perderam renda durante a crise sanitária. Agora, com a retomada da economia, muitas famílias estão aguardando a liberação do benefício.
Durante entrevista à Difusora 95 FM, o gestor do Bolsa Família de Patrocínio, Rogério Alves, explicou que há várias famílias que estão em averiguação cadastral pela questão de renda e ainda não foram atualizadas. Além disso, algumas famílias que já foram habilitadas para receber o benefício desde o ano passado ainda não tiveram o auxílio liberado.
Segundo Rogério, o governo federal manteve as famílias que estavam desde fevereiro de 2022 com alguns bloqueios, mas não houve liberação do benefício para novas famílias ligadas diretamente ao Bolsa Família durante o mês de abril.
O gestor do Bolsa Família explicou que o governo tem dado prioridade para as regiões mais pobres do país, como o Nordeste e parte do Sudeste, e que por isso o número de famílias contempladas no município de Patrocínio é relativamente baixo, apenas 468. Ele pediu paciência para as famílias que ainda aguardam a liberação do benefício, destacando que o governo prometeu contemplar todos os que têm direito.
Por fim, orientou as famílias que tiverem o benefício bloqueado ou cancelado a procurar o setor de cadastramento dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) no município ou a Secretaria de Desenvolvimento Social para buscar informações e esclarecimentos sobre o Bolsa Família.
Texto: Gabriela Rabelo/ Difusora 95
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95