Notícias

Farmacêutico esclarece sobre interdição e recolhimento do medicamento losartana

30/06/2022 às 16:51

No último dia 23 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), determinou a interdição e o recolhimento de lotes e medicamentos com o princípio ativo losartana indicado para hipertensão e insuficiência cardíaca. A justificativa para a medida foi uma concentração da impureza azido acima do limite de segurança.

Em reportagem a Difusora 95, o farmacêutico e bioquímico da Farmácia Ideal, Sergio Pereira, informou que os lotes que ainda estão no mercado não possuem a impureza, mas que o medicamento pode vir a faltar no mercado devido a problemas de fornecimento de matéria-prima.

“Quem usa losartana deve continuar usando seu medicamento se tiver se sentindo bem passando bem com o medicamento não tem motivo para mudar, porque os lotes que ficaram no mercado, estão bons eles tão limpos desse contaminante, então não tem problema manter, talvez uma dificuldade no futuro é vir a faltar losartana faltar produto no mercado” afirmou o farmacêutico.

Sergio esclareceu que diversas marcas tiveram seus lotes retirados do mercado por conter azido, que a longo prazo pode causar câncer.

“Teve um problema de qualidade tinha um contaminante na losartana um produto com potencial de causar câncer se usado a longo prazo. A ANVISA detectou e pediu para tirar os lotes, não foram todos os lotes, apenas os com defeito” encerrou Sergio.

Texto: Carolinne Souza/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95