Notícias

Foto: Johnny Pires
Fazendas próximas a áreas atigindas por incêndio serão visitadas por autoridades, nesta quarta-feira, 18
17/08/2021 às 19:31
Na tarde desta terça-feira, 17, diversas autoridades se reuniram na Secretaria de Meio Ambiente de Patrocínio para discutir possíveis soluções de combate ao incêndio que atinge a região do Hotel Serra Negra há mais de 10 dias.
Praticamente toda a área do hotel desativado foi tomada pelo fogo, que se alastra pela mata na região, atingindo também áreas de reserva pertencentes às empresas Mosaic e Yara Fertilizantes. Segundo o comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, Tenente Douglas Jesus, ainda não é possível calcular quanto de área já foi perdido. “Nós vamos ter que esperar mais um pouco para a gente ter um número preciso. Só após, realmente, esse incêndio acabar, nós vamos ter uma ideia da magnitude da área queimada, mas a gente já pode adiantar que é uma área bastante extensa”, afirmou.
Além do Comandante do Corpo de Bombeiros, estiveram presentes no encontro desta tarde, a Polícia Militar de Meio Ambiente, o coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Patrocínio, Antônio Geraldo de Oliveira e representantes da Mosaic e da Yara. A primeira ação definida na reunião foi o retorno dos bombeiros ao local, ainda nesta terça-feira, 17, para fazer uma análise do cenário, da possibilidade de empenhar aeronaves e o combate por terra. “É uma situação muito melindrosa, as árvores estão quebrando por conta do fogo, é uma área muito inclinada e o combate tem que ser muito bem calculado”, explicou o comandante.
Na manhã desta quarta-feira, 18, as autoridades se dividirão em grupos para visitar os moradores das proximidades da área atingida pelo incêndio para avaliar os riscos à vida e à propriedade. “O objetivo é nós estarmos averiguando as famílias que estão nas condições mais difíceis, verificando a presença de idosos, pessoas com deficiência, o acondicionamento de animais, a questão dos aceiros e das próprias residências em si. Para isso, nos dividimos em quatro equipes. Cada equipe está mesclada com integrantes dos envolvidos e nós dividimos lá em quatro áreas também. Então nós vamos sair a partir das 7h e o objetivo é que consigamos terminar esse levantamento até o final da manhã”, detalhou Jesus.
Após os levantamento realizados, as autoridades pretendem retirar as famílias, seus bens e animais que estiverem em risco, da região, ainda na tarde desta quarta-feira, 18.
Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora
Reportagem: Cristiane Andrade/Grupo Difusora
