Notícias

Federação dos Cafeicultores prepara missão na Hungria
27/03/2017 às 09:36
Levar o café do cerrado mais longe e buscar novos mercados. Com esse objetivo, a Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado lançou no último sábado o projeto de promoção da marca da Denominação de Origem para a Europa dentro de uma feira de cafés especiais em Budapeste, na Hungria.
Na avaliação do superintendente da Federação, Juliano Tarabal, o mercado europeu é muito importante no consumo de café, principalmente em decorrência da fusão entre a Associação Americana de Cafés Especiais com a Associação Europeia de Cafés Especiais. Ele espera que a partir dessa fusão, o café do cerrado possa atingir torrefadores e importadoras de outros continentes que estarão presentes nessa feira.
Em 2014, quando houve o lançamento da Denominação de Origem no mercado americano, houve uma grande participação de cafeicultores e outras pessoas ligadas ao setor cafeeiro e a expectativa é que esse momento histórico para a promoção do café produzido na região. A feira será realizada em junho, período em que está sendo iniciada a colheita.
Para o presidente da Expocaccer, Ricardo dos Santos Bartollo nos últimos anos, o Brasil tem brigado para colocar os cafés produzidos no mercado mundial, e a participação da Região do Cerrado Mineiro nesse evento será de extrema importância, uma vez que a Europa valoriza os cafés finos, onde a região vem se destacando nesse tipo de produção.
Renato Oliveira