Notícias
Federação Mineira de Futebol altera fórmula de disputa do Campeonato Mineiro de 2023
24/10/2022 às 16:43
Foi realizado na tarde desta segunda-feira (24) no Estádio Governador Magalhães Pinto, Mineirão, o Conselho Técnico do Campeonato Mineiro Sicoob de 2023, que tem início no dia 21 de janeiro. Estiveram reunidas autoridades da Federação Mineira de Futebol e representantes dos 12 clubes que disputam a elite.
O Clube Atlético Patrocinense esteve representado pelo presidente, Roberto Avattar; o diretor, Marcos Antônio Silva; e o treinador Wallace Lemos.
Conforme já vinha sendo especulado foi alterada a fórmula de disputa da competição, sendo da seguinte forma: são três grupos com quatro times em cada e na primeira fase serão oito rodadas, sendo quatro jogos em casa e quatro fora.
O clube não joga dentro do seu grupo, por exemplo, o time do grupo A enfrenta as equipes do grupo B e C.
Os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado geral classificam para a semifinal.
Disputam o Troféu Inconfidência o 5º, 6º, 7º e 8º colocados. Já o rebaixamento para o Módulo II do Mineiro será disputado pelo 10º, 11º e 12º colocados num triangular.
Mais uma novidade para o Campeonato Mineiro de 2023 é de que todos os jogos terão VAR, arbitragem assistente de vídeo.
Além disso, ficou definido que a Federação Mineira de Futebol (FMF) assumirá a responsabilidade de cuidar do gramado, caso o clube não o entregue em condições aptas a partir das primeiras vistorias, estas que iniciam amanhã, dia 25 de outubro.
Os grupos ficaram definidos da seguinte forma:
Grupo A
- Atlético
- Athletic
- Villa Nova
- Pouso Alegre
Grupo B
- América
- Caldense
- Patrocinense
- Democrata – SL
Grupo C
- Cruzeiro
- Democrata – GV
- Tombense
- Ipatinga
Texto: Gabriela Rabelo/ Erasmo Cláudio/ Difusora 95