Notícias

Foto: Reprodução/ Ilustrativa

Feirantes relatam perdas em decorrência de baixas temperaturas registradas nas últimas semanas

02/08/2021 às 17:05

As baixas temperaturas que atingiram o município de Patrocínio e região causaram diversos danos, não somente nas lavouras de café, mas também levou prejuízo aos pequenos produtores e feirantes, das feiras livres e do produtor.

A reportagem da Difusora 95 FM ouviu relatos de feirantes do município que falaram sobre os prejuízos causados pela geada. De acordo com o senhor Benedito, da comunidade de Santo Antônio da Lagoa Seca, sua horta foi bastante prejudicada e em conta realizada superficialmente destacou que perdeu cerca de 2.000 pés de alface.

Diante disso, ele afirma que os valores dos produtos irão aumentar. “Agora como falta o produto e a demanda é muito grande, até que você consegue formar aquilo ali de novo demanda um tempo bom. Então acredito que deve subir, deve alterar os preços sim”.

Já Reginaldo que trabalha na atividade leiteira relata que por enquanto ainda não teve muito prejuízo, pois, ainda possui a silagem. No entanto, futuramente tem a certeza de que a perda vai ser grande. “Acho que não tem nem como calcular”.

No caso de Jacinto a situação é um pouco diferente, mas também depende da agricultura, já que compra a mercadoria das Centrais de Abastecimento – Ceasa. “Eu tenho que pagar mais caro e consequentemente vender mais caro”, afirmou o feirante.

O presidente das feiras, Reginaldo Queiroz, falou sobre os prejuízos com as pastagens, queima de verduras e também ressaltou o aumento de preços. “É ruim só que o consumidor leva diferença nisso porque a mercadoria sobe, na mesa vai ficar mais caro, mas temos que tocar para frente não podemos parar”.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Erasmo Cláudio/ Difusora 95