Notícias
Feriados: Legislação trabalhista exige a realização de uma convenção coletiva
30/09/2024 às 15:32
Visando os feriados dos próximos meses, até o fim de 2024, existe a necessidade de uma convenção coletiva para autorizar o trabalho nos feriados. No entanto, até o momento, essa convenção ainda não foi formalizada.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Patrocínio, Ronaldo Soares, falou para o repórter da Difusora 95, Nilton Cesar, que de acordo com a legislação trabalhista, sem a realização de uma convenção coletiva, não é permitido que os trabalhadores do comércio atuem em dias de feriado. Apesar disso, neste ano, foi realizado um acordo coletivo diretamente com as empresas, mas sua validade se estende apenas até a assinatura da convenção.
Outro ponto de tensão nas negociações foi o reajuste salarial e a bonificação para os trabalhadores do setor, onde o Sindicomércio não atendeu aos pedidos feitos pela categoria.
Foi proposto que as perdas salariais fossem compensadas com vales-alimentação, mas, após diversas trocas de propostas entre o sindicato e as empresas, não se chegou a um acordo comum.
Com a proximidade dos feriados, a indefinição nas negociações preocupa os trabalhadores, que aguardam uma solução para garantir seus direitos e condições de trabalho adequadas.
Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César / Difusora 95,3 FM