Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativa
Férias: casos de acidentes com crianças aumentam neste período
11/01/2024 às 10:03
O período de férias escolares para as crianças que estão em casa faz com que elas se sintam livres para fazer suas atividades preferidas. Correr, pular, dançar e montar brinquedos são algumas das brincadeiras mais comuns entre os pequenos. No entanto, pendurar-se em cortinas, brincar de super-herói, jogar bola ou aventurar-se em áreas consideradas zonas de perigo, tais como banheiro, área de lazer e cozinha, também chamam a atenção delas. É nesse momento que a vigilância dos adultos precisa ser redobrada.
Dr. Andrea Dambroski, médica pediatra, médica de Saúde Escolar dos colégios do Sistema Positivo, comentou que os cuidados devem ser redobrados com crianças entre as idades de 0 a 4 anos e dos 5 aos 12 anos.
As precauções devem ser mantidas em ambientes externos, como praias, clubes, parques e outros; quanto aos ambientes internos, domiciliares.
Mortes por sufocação, isto é, engasgos com objetos, acontecem com frequência no primeiro ano de vida. Entre 1 e 4 anos, as principais causas são os afogamentos.
Crianças entre os 5 e 12 anos, os cuidados devem ser quanto as queimaduras, quedas, choques elétricos, intoxicações por remédios e produtos de limpeza e por fim, os acidentes de trânsito.
A grande maioria desses acidentes podem ser evitados e, para que isso ocorra, é extremamente importante estar atento as formas de prevenção, tomando os cuidados necessários e dando a devida atenção.
Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César / Difusora 95,3 FM