Notícias

Foto: Cristiane Andrade

Festa em louvor à Nossa Senhora da Abadia em Romaria será celebrada de forma virtual em 2021

14/07/2021 às 10:19

No dia 30 de junho, o pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Romaria (MG), padre Márcio Ruback, disse em entrevista à Difusora 95 FM que a tradicional festa que arrasta milhares de fiéis de Nossa Senhora da Abadia, de várias partes de Minas Gerais e de outros estados do país, àquela cidade, em 2021, vai acontecer apenas de forma virtual com transmissão e acesso do público somente nas redes sociais do Santuário.

Diferentemente de 2020, quando o Santuário ficou fechado aos fiéis, neste ano de 2021, a parte superior do Santuário (segundo piso), onde se localiza a imagem de Nossa Senhora da Abadia ficará aberto à visitação controlada das pessoas que porventura comparecerem a Romaria.

Comércio de barraquinhas não vai acontecer neste ano

Padre Márcio Ruback disse que uma reunião envolvendo lideranças, políticas de Romaria e de municípios da região, de representantes do Ministério Público, lideranças religiosas e da saúde, aconteceu no final do mês de junho e que nesta ficou acordado que neste momento que impacta a data de realização da Festa de Romaria, nenhum alvará será dado para a realização da festa religiosa e nem para a parte comercial com as barraquinhas que são montadas nas proximidades da Festa de Nossa Senhora da Abadia, no entorno do Santuário.

Barracas de apoio das prefeituras estão proibidas

Ainda segundo padre Márcio na reunião inclusive ficou acordado que não vai haver o suporte aos romeiros no entorno da BR-365, com a implantação de barracas de apoio ao romeiro, visando assim não incentivar a idade de pessoas ao Santuário. “As prefeitura não poderão dar este apoio neste ano” disse o reitor do Santuário de Romaria.

Visitação vai seguir protocolo

Questionado sobre como seria o protocolo para receber os fiéis que por ventura forem até o Santuário, o pároco disse que esse protocolo está sendo elaborado, e que a expectativa é que até no máximo dia 19 de julho as normas para que quem for ao Santuário possa seguir, já sejam publicadas no site do Santuário.

O pároco explicou ainda que ao longo do mês de julho o Santuário de Romaria terá atendimento normal com missas presenciais e online, mas, a parir de 01 de agosto a parte onde acontecem as celebrações (piso inferior) será fechado.

DNIT e PRF estarão fiscalizando no período da festa

De acordo com o reitor, na reunião de junho, ficou definido que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, e a Policia Rodoviária Federal, darão um suporte no fluxo de veículos e pedestres ao longo da BR-365, as pessoas que no período de 01 a 15 de agosto transitarem pela região.

Aos fiéis que tem a sua promessa de ir ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia, seja caminhando ou por meio de veículos, padre Márcio, disse que não recomenda a visitação neste momento, mas, que também não poderá impedir essa visitação. Ruback orientou ainda na entrevista a Difusora 95 FM, que as pessoas que acharem por bem não ir ao Santuário neste ano, poderão ir numa outra oportunidade em que a doença esteja controlada ou não mais exista.

O jubileu de 150 anos

O reitor disse ainda que as celebrações dos 150 anos do Santuário de romaria que aconteceriam em 2020, e que devido à pandemia foram adiadas para ocorrer agora em 2021, novamente foram suspensas, ficando agora para 2022. “Nós iríamos celebrar neste ano o jubileu de 150 anos mais um, agora em 2022, celebraremos 150 mais dois. Mas esse marco de 150, ele será celebrado e se Deus quiser, com muito fervor e alegria” enalteceu padre Márcio.

Texto: José Antonio/Difusora 95