Notícias

Foto: Reprodução

Fies abre inscrições para 70 mil vagas

06/02/2020 às 15:01

Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, abre inscrições para 70 mil vagas, no primeiro semestre. Elas devem ser feitas até o dia 12, pela internet, no site fies.mec.gov.br. Basta inserir CPF, data de nascimento e o código de verificação que aparece na tela.

O programa empresta dinheiro para que o aluno possa pagar a faculdade.

Entre os pré-requisitos, para a modalidade de financiamento com recursos do próprio Fies, com juro zero, é preciso que a renda bruta familiar do candidato não passe de três salários mínimos por pessoa.A nota do Enem também vai servir para limitar as transferências de cursos em instituições de ensino superior para alunos que possuem financiamento do Fies. Agora, será necessário um resultado igual ou superior à nota de corte do curso de interesse para a transferência.

Existe, ainda, a modalidade P-Fies, pela qual um banco cobra juros mais baixos que os praticados no mercado.

Ela é voltada pra quem tem renda familiar de até cinco vezes o valor do salário mínimo e, nesse caso, não há limite de vagas. Também é necessário ter participado do Enem a partir da edição de 2010.

Desde que o interessado não tenha tirado zero na redação e tenha conseguido, na média, nota mínima de 450 pontos, nas provas.

Cronograma do primeiro semestre do Fies 2020:

  • Inscrições: 5 a 12 de fevereiro
  • Pré-seleção: 26 de fevereiro
  • Chamada da lista de espera: 26 de fevereiro a 31 de março

Diferença entre Fies e P-fies

Na modalidade Fies, são oferecidas vagas com juro zero para os estudantes com uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos (R$ 3.135 – pelo salário mínimo nacional).

Já a modalidade P-Fies se destina a estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos (R$ 5.225 – pelo salário mínimo nacional). Eles podem receber um empréstimo a juros relativamente baixos, variando de acordo com o banco que atua como agente financeiro.

Vale lembrar que, em dezembro de 2019, o governo anunciou mudanças nos dois programas, mas elas só serão válidas no segundo semestre deste ano para o P-Fies e a partir de 2021 para o Fies.

O que muda no P-Fies?

  • As mudanças passam a valer a partir do segundo semestre de 2020
  • O programa passar a ser independente do Fies.
  • Não será necessário fazer o Enem para tentar o financiamento.
  • Não será exigido um limite máximo de renda.
  • Possibilidade de contratação durante todo o ano.

Fonte: G1 e Rádio 2