Notícias

Foto: Reprodução Web/Ilustrativa

Fórum de Patrocínio promove roda de conversa e esclarece dúvidas sobre adoção

26/05/2026 às 12:47

O Fórum de Patrocínio realizou, nesta semana, uma roda de conversa em alusão ao Dia Nacional da Adoção, reunindo profissionais da área da infância e juventude para orientar a população sobre os processos de adoção no Brasil. O evento buscou esclarecer dúvidas, desmistificar preconceitos e incentivar famílias interessadas a conhecerem melhor os procedimentos legais e o acolhimento de crianças e adolescentes. A iniciativa contou com a participação do promotor de Justiça Dr. Diego Espíndola Sanches, da palestrante Sheila Alves e da assistente social judicial Ana Carolina Bueno.

O promotor de Justiça destacou a importância da iniciativa para aproximar a comunidade das informações relacionadas à adoção. Segundo ele, as demandas geralmente chegam por meio do Conselho Tutelar e da assistência social dos municípios, passando por avaliações para verificar se a criança poderá permanecer com a família de origem ou ser encaminhada para adoção. O promotor explicou ainda que casais interessados devem se cadastrar no sistema oficial e participar de cursos e avaliações psicossociais. Diego ressaltou que qualquer brasileiro maior de 18 anos pode participar do processo, desde que cumpra os requisitos legais, e afirmou que tanto casamentos civis quanto uniões estáveis documentadas possuem o mesmo direito à adoção.

A palestrante Sheila Alves afirmou que o principal objetivo da palestra foi esclarecer dúvidas frequentes da população, como quem pode adotar, quais crianças estão disponíveis para adoção e quanto tempo dura o processo. Com cerca de 20 anos de atuação na área e 30 anos de serviços prestados ao Tribunal de Justiça, Sheila destacou que o acompanhamento psicológico é fundamental tanto para os candidatos à adoção quanto para as crianças e adolescentes envolvidos. Ela também reforçou a importância de discutir o tema continuamente para ampliar o conhecimento da sociedade e combater mitos relacionados à adoção.

Já a assistente social judicial Ana Carolina Bueno ressaltou que eventos como esse são essenciais para incentivar famílias interessadas a iniciarem o processo de habilitação. Atuando há 15 anos na área da infância e há seis meses em Patrocínio, Ana Carolina explicou que atualmente há poucas famílias cadastradas na fila de adoção no município, reforçando a necessidade de conscientização sobre o tema. Ela orientou que pessoas interessadas procurem a Vara da Infância e o setor psicossocial do Fórum para receber orientações e iniciar os procedimentos necessários. A assistente social também destacou que casos envolvendo antecedentes criminais são avaliados individualmente durante o processo de habilitação.

Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Márcio Souza / Difusora 95,3 FM

>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<