Notícias

Reprodução

Gasolina com novo padrão estabelecido pela ANP já pode ser vendida no Brasil

07/08/2020 às 09:23

A nova gasolina comum para carros e motos começou a ser vendida nesta última segunda-feira (03), com o novo padrão estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As novas resoluções valem para a gasolina tipo C e Premium.

De acordo com o superintendente do Órgão de Defesa do Consumidor de Patrocínio (Procon), Márcio Rogério (Chokito), a Petrobrás, que é responsável pela produção de cerca de 90% da gasolina vendida no Brasil já está produzindo essa nova gasolina desde o mês de janeiro e desde a última segunda-feira já se adequou aos novos parâmetros.

Chokito informou que as distribuidoras terão dois meses para se adequarem e os postos terão três meses para vender a gasolina antiga e se adequarem aos novos padrões desse combustível.

“É uma gasolina que terá uma octanagem de 92 octonos, o que se assemelhará ao combustível da Europa e dos Estados Unidos e uma densidade mínima de 715kg/ m³ (quilogramas por metro cúbico)”, explicou Chokito.

O consumidor pode fazer o teste de densidade na bomba dos postos e esse combustível deverá ter no mínimo 715 kg/ m³. Se for menor, a gasolina não é de qualidade ou está adulterada e não poderá ser vendida.

A mudança nos parâmetros da gasolina visa melhorar a qualidade desse combustível e consequentemente um maior rendimento em relação aos quilômetros rodados, além de aumentar a vida útil do motor do carro de todos os brasileiros.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95