Notícias

Foto: Reprodução/Ilustratriva

Gastronomia: Biscoito Perucado é um bem material de Patrocínio

11/02/2025 às 11:18

O Biscoito Perucado é um ícone da gastronomia de Patrocínio e é feito de polvilho, assado em forno a lenha de barro e armazenado nas tradicionais latas.

Gabriele Pereira, coordenadora de gastronomia da Secretaria de Cultura e Turismo de Patrocínio, destacou para o repórter Nilton Cesar, Difusora 95, que esse prato é um símbolo da identidade local. Em 2007, o Biscoito Perucado foi oficialmente reconhecido como um bem material do município, reforçando seu valor cultural e histórico. Esse reconhecimento não só preserva a tradição, mas também assegura que as futuras gerações conheçam esse legado.

Atualmente, o trabalho de resgatar e manter viva essa tradição tem se intensificado, com a reinvenção das técnicas de produção. Porém, seu preparo e sabor remetem ao passado, quando era produzido de maneira simples e caseira, com o toque artesanal.

O Biscoito Perucado, portanto, não é apenas um alimento. Ele representa uma parte da história e da cultura de Patrocínio, e a sua preservação e reinvenção são passos importantes para que permaneça na memória e na mesa dos habitantes da cidade, bem como nas lembranças dos visitantes.

Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton Cesar / Difusora 95,3 FM

>>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<