Notícias

Foto: Reprodução Web
Geada afeta cafeicultura local; confira
13/08/2025 às 10:40
Na última semana, a região de Patrocínio e arredores enfrentaram uma nova geada que afetou a cafeicultura local, gerando preocupações sobre os impactos para a safra de 2026.
O presidente da ACARPA, Sr. Osvaldo Ninin, relatou que, embora a geada tenha atingido áreas significativas do município, o impacto não foi tão severo quanto a grande geada de 2021. Segundo Ninin, a geada teve efeito de “capote”, prejudicando as folhas periféricas das plantas, mas sem causar os danos profundos observados em 2021.
Algumas lavouras irrigadas, que já estavam em floração, sofreram perdas na produção devido ao congelamento das flores, embora a recuperação seja possível com o rebrote das plantas. Osvaldo ainda orientou os cafeicultores a registrarem os danos com fotos datadas, para que possam utilizar as evidências em negociações com instituições financeiras e órgãos governamentais.
Além das preocupações com as geadas, o preço do café, que havia alcançado patamares elevados, também foi um tema citado por Ninin, que comentou que o mercado de café, influenciado por grandes fundos e bolsas internacionais, apresenta uma volatilidade difícil de prever, especialmente com a escassez global de café. A valorização do grão foi impulsionada pela procura crescente, e a queda recente nos preços pode ser temporária, com a possibilidade de novos aumentos.
Quanto aos efeitos de tarifas impostas pelos Estados Unidos, o presidente da ACARPA destacou que, apesar de um possível aumento no custo para os importadores, o Brasil continuará sendo o principal fornecedor de café, e a demanda externa tende a se manter, já que novos mercados estão sendo explorados para equilibrar a oferta.
Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton Cesar / Difusora 95,3 FM
>>>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<