Notícias

Foto: Reprodução/ Rehagro

Geada leva prejuízo aos produtores de café da região

22/07/2021 às 10:35

As baixas temperaturas registradas na madrugada da última terça-feira (20) levaram prejuízos aos produtores de café de toda a região. Já que, de acordo com o blog Rehagro, a geada pode atingir apenas as partes externas da planta (geada de capote), atingir o tronco em lavouras de até 1,5 anos (canela de geada) ou ainda queimar a planta como um todo.

Durante entrevista à reportagem da Difusora 95 FM, o diretor comercial da Expocaccer, João Ferreira Júnior, afirmou que as informações que chegaram à cooperativa foram de que os produtores tiveram alguns problemas com relação à geada, no entanto, ainda não é possível mensurar o grau dos danos causados. “No decorrer da semana que realmente a gente pode chegar a visualizar algum estrago”.

O diretor comercial da Expocaccer ainda deixou um recado de apoio aos associados. “Produtor lembre-se, precisando de alguma coisa conte com a Expocaccer e se teve mais problemas nos procure também para encontrarmos uma solução conjunta”.

Já em entrevista com o presidente da Acarpa, Osvaldo Ninin, ele afirmou que a atual colheita não tem nenhum problema, o grão está sendo colhido normal, está maduro vai para a colhedeira e seguidamente para o terreirão. Osvaldo ainda explicou a situação de demais lavouras.

“A lavoura que tiver só o capote, ela naturalmente tem uma desfolha e flora normal com certa perda. Agora o que queimou o ramo produtivo essa vai ser escaletada (cortada) e em 2022 não produz, vai ser para 2023”.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Erasmo Cláudio/ Difusora 95