Notícias

Foto: Reprodução
Geógrafa comenta das previsões climáticas para o mês de setembro em Patrocínio
10/09/2022 às 11:37
Os últimos dias do mês de agosto foram marcados por tempo seco nas principais áreas de produção do país. De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, uma frente segue favorecendo a formação de nuvens carregadas apenas no Nordeste, enquanto uma massa de ar frio ainda mantém as temperaturas mais baixas no Sul e Sudeste do Brasil.
Inclusive em Patrocínio pode se notar essas temperaturas mais baixas. A geógrafa Marisa Diniz, comentou em reportagem à Difusora FM, que há muitas expectativas da chegada das chuvas, mas segundo os dados do INMET as chuvas só chegarão em outubro.
A estação de primavera se aproxima e as chuvas não estão próximas, isso porque na nossa região, nesta época do ano no inverno, forma-se um bolsão quente bloqueando a chegada de umidade para nós. segundo Marisa, para que esse bolsão seja rompido, há algumas situações e uma delas é a chegada de uma massa de ar frio que que vem do sul, para romper, só que essa massa polar está atuando mais no sul do Brasil e não está chegando até a nossa região.
De acordo com a geógrafa, é uma situação é preocupante porque estamos sem chuva há três meses e a questão da umidade do ar e do solo estão reduzidas onde causa uma sensação de seca forte com consequências prejudiciais.
Segundo Marisa, essas condições climáticas estão atingindo todo Continente, Europeu, China e e outras localidades, secando inclusive rios.
Texto: Rosa Machado / Grupo Difusora
Reportagem: Aléx Henrique / Equipe de Jornalismo
