Notícias

Geógrafa do Unicerp fala sobre previsão do tempo para os próximos dias em Patrocínio e região
19/08/2020 às 15:49
Após previsões meteorológicas de que o Brasil se prepara para receber uma massa de ar frio histórica, a reportagem da Difusora 95 entrou em contato com a geógrafa do Unicerp, Marisa Diniz Gonçalves Machado, para saber como fica o clima e o tempo em Patrocínio e Região.
A especialista explicou que essa massa de ar frio já se encontra no litoral sul do país, próximo ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e tem causado um fenômeno meteorológico adverso, condições climáticas mais agressivas, como queda de temperatura, nebulosidade e chuvas mais fortes.
Marisa destacou que para Patrocínio e região, há um alerta moderado de alguma adversidade meteorológica, no prazo de 72 horas, a contar desta quarta-feira (19).
No momento, há uma pressão alta do ar, proporcionando ventos mais fortes e um calor intenso, chegando à marca dos 30 graus. De acordo com a geógrafa, esta condição dificulta que essa massa de ar frio chegue até aqui e proporcione fenômeno meteorológico diferenciado, como frio intenso e tempestades.
“Segundo os meteogramas, essa previsão de alta pressão não dá condições de chuva, porque aqui na nossa região está instalado um bolsão de alta pressão,ou seja, o vento está descendo da atmosfera, quando ele desce e bate na superfície ele esparrama para todos os lados, por isso o vento não está tendo um lado do qual ele está vindo, ele está vindo de todos os lados, justamente por causa disso”, explicou Marisa.
Para que essa massa de ar frio chegue até Patrocínio e região, ela tem que se deslocar rápido, porque senão ela não consegue. Esse bloqueio de alta pressão é difícil de ser tirado e essa massa de ar que está mais forte no litoral sul, está começando a ficar estacionária, conforme enfatizou Marisa.
“Previsão é previsão, mas vamos aguardar com cuidado, mas creio que não vai chegar para nós, se chegar ela vai ser fraca, bem fraca”, disse a geógrafa.
De acordo com as previsões meteorológicas, não há previsão de chuva para os próximos dias e a temperatura não deve cair mais, uma vez que está oscilando entre 12 graus, durante a madrugada, e 30 graus durante o dia. Há a possibilidade de uma nebulosidade, mas que segundo as previsões, não deve gerar chuva.
Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: José Antonio/ Difusora 95
