Notícias

Reprodução
Gestor do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Santa Casa de Patrocínio fala sobre reinfecção da Covid-19
30/09/2020 às 14:56
Muitas pessoas têm dúvida se o paciente que já se recuperou da Covid-19 pode ser contaminado novamente pela doença.
O médico gestor do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do Hospital Santa Casa de Patrocínio, Dr. Cristian Garcia, destacou que o primeiro caso de reinfecção constatado e documentado ocorreu em Hong Kong em um paciente de 33 anos.
“Houve um exame positivo desse paciente, logo depois um exame negativo e posteriormente outro exame positivo. Só que o material genético do vírus identificado na primeira infecção foi diferente do material genético identificado do vírus na segunda infecção. Nesse caso é possível determinar que esse paciente teve uma nova infecção, porque foi apresentado um material genético diferente em duas coletas de exame”, afirmou Dr. Cristian.
Segundo o médico, na situação em que um paciente apresentar PCR positivo, em seguida outro negativo e posteriormente positivo novamente, não é possível afirmar que houve uma reinfecção, pois o método diagnóstico pode apresentar falhas e dar um resultado falso negativo. Para garantir a reinfecção é preciso que os exames apresentem esses materiais genéticos diferentes em cada exame.
O médico ressalta ainda a importância e necessidade das pessoas se cuidarem e continuarem mantendo as medidas de segurança contra a Covid-19, mesmo para aqueles que já se recuperaram da doença.
Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95
