Notícias

Reprodução/ Live governador Romeu Zema

Governador Romeu Zema decreta Onda Roxa com medidas mais restritivas no combate à Covid-19 em duas regiões do estado de Minas Gerais

03/03/2021 às 20:49

Após o cenário de segunda onda da Covid-19 apresentado no Brasil, inclusive em Minas Gerais e que tem gerado colapso no sistema de saúde em várias cidades do estado, o governador de Minas, Romeu Zema, reuniu a imprensa na tarde desta quarta-feira (03) para decretar a “Onda Roxa” do Plano Minas Consciente, para enfrentamento à Covid-19.

A Onda Roxa, conforme explicou o governador, é diferente das demais, anteriormente apresentadas pelo Plano, pois esta não é opcional, ou seja, antes cabia aos prefeitos decidir se iriam ou não aderir ao Minas Consciente, com a Onda Roxa, a adesão é impositiva, porque se trata de um colapso na rede de saúde da região. Então as prefeituras das regiões que estiverem na onda roxa terão restrições do funcionamento das atividades econômicas e no que diz respeito a horários de funcionamento.

“Em algumas determinadas regiões do estado, caso a curva permaneça haverá um colapso no nosso sistema de saúde dessas regiões e não podemos perder o controle, deixar acontecer em Minas tudo aquilo que nós vimos com tanta tristeza em outros locais que é essa desassistência generalizada”, declarou o governador durante coletiva.

Neste primeiro momento, deverão aderir à Onda Roxa as cidades que compõe a região Noroeste e Triângulo Norte de Minas, dentre as quais está a cidade de Patrocínio.

Conforme destacou o secretário de estado de saúde, Carlos Eduardo Amaral, entre as medidas estão:

– suspensão das cirurgias eletivas;
– toque de recolher das 20h00 às 05h00;
– permissão da circulação de pessoas e veículos apenas relacionados à serviços essenciais;
– proibição da circulação de pessoas sem máscara de proteção em qualquer espaço público;
– proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais;
– proibição da realização de reuniões de forma presencial, inclusive pessoas da mesma família que não moram na mesma casa, não devem fazer eventos em casa e festas familiares;
– Existência de barreiras sanitárias de vigilância;
– proibição da realização de qualquer evento público ou privado que possa provocar aglomeração.

As medidas impostas pela Onda Roxa serão válidas a essas duas regiões por 15 dias, na tentativa de reduzir o contágio da Covid-19 e evitar assim, um colapso geral no sistema de saúde. Demais regiões como Triangulo Sul, Região Norte e Leste do Sul de Minas estarão sob observação diária e caso seja necessário, também poderão ser inclusas na Onda Roxa do Plano Minas Consciente.

Posicionamento Deiró Marra

Diante da colocação do governador, o prefeito de Patrocínio, Deiró Marra, relatou em suas redes sociais que o município de Patrocínio está com três solicitações urgentes e inadiáveis junto ao Governo mineiro e que até a presente data não obteve nenhuma resposta: Recebimento atrasado de 20 milhões de recursos para a saúde, autorização e recursos para a criação de mais cinco leitos de UTI na Santa Casa e autorização do translado de nove pacientes com Covid-19 para outros municípios.

O prefeito solicitou ainda o esclarecimento das ACIP/ CDL junto aos seus associados que este é um decreto do governador e não teve ciência ou participação de sua pessoa.

Deiró Marra realizará uma reunião nesta quinta-feira (03), às 10 horas, para discutir medidas e ações a serem tomadas. Você poderá acompanhar a reunião ao vivo, pelo Facebook da Difusora 95.

 

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Informações: Coletiva de imprensa com o governador Romeu Zema; secretário de estado de saúde, Carlos Eduardo Amaral e subsecretária de estado de vigilância e saúde, Janaína Passos.