Notícias

Foto: Maria Clara Alves
Hospital Santa Casa abre mais cinco leitos para a UTI Covid a partir deste sábado
12/03/2021 às 21:30
Na tarde desta sexta-feira (12) foi realizada uma coletiva com o superintendente do Hospital Santa Casa, Augusto Guimarães, secretário municipal de saúde, Luiz Eduardo Salomão e com a Fabiana Bustamante que faz parte da atenção primária à saúde de Patrocínio. O assunto abordado na entrevista foi o aumento dos leitos de UTI Covid no Hospital Santa Casa.
De acordo com o superintendente da Santa Casa, Augusto Guimarães, amanhã (13) esses leitos já estarão liberados. “É um momento muito especial, por isso, nós convidamos vocês para estarem aqui conosco, para que a gente apresente oficialmente à nossa população a abertura a partir de amanhã, às 7h, de mais cinco leitos de UTI de terapia intensiva Covid. Nós passaremos a trabalhar com 18 leitos exclusivos ao tratamento dos pacientes Covid”.
O superintendente ainda falou sobre a ocupação da UTI geral, que possui em média 10 pacientes, e que de acordo com a demanda a instituição vai se adequando para atender a todos que precisarem dos serviços hospitalares. “Hoje nós estamos com uma média de ocupação da UTI geral de 10 pacientes, essa é a nossa média dos últimos 90 dias. Então nós levamos em consideração essa média de ocupação, nós estamos avaliando e nós não teremos impacto na assistência aos pacientes de outras patologias que necessitarem de terapia intensiva”, ressaltou Augusto.
Foi esclarecido na coletiva também que, em análise às estatísticas, foi discutido sobre os leitos em geral, com os médicos coordenadores e conselho de administração, chegando à conclusão de focarem os serviços do hospital onde há maior demanda.
“Covid hoje é maior? Sim, então nós vamos realmente fazer esse trabalho, essa inversão de forma consciente, transparente, tanto internamente quanto para a nossa população e para o Ministério da Saúde, para que a gente possa atender a demanda do momento. E se em algum momento a demanda de Covid de terapia intensiva reduzir e aumentar da UTI geral, a gente volta a fazer essa inversão novamente” finalizou o superintendente.
Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Informações: Coletiva de Imprensa
