Notícias

Imagem ilustrativa/ Reprodução

Hospital Santa Casa de Patrocínio trabalha com estoque do banco de sangue reduzido

03/08/2020 às 09:27

Durante entrevista à reportagem da Difusora 95, a chefe de enfermagem do Hospital Santa Casa de Patrocínio, Ana Cristina Gonçalves, relatou que o banco de sangue da instituição conta com um estoque reduzido devido à pandemia e as limitações do Hemocentro de Uberlândia, onde são captadas as doações.

“A gente está trabalhando com um estoque bem reduzido. Porém, a gente está conseguindo atender as nossas demandas. Nós temos um contato com o Hemocentro periodicamente, então a gente controla esse estoque mediante ao estoque que eles têm lá para estar nos abastecendo”, afirmou Ana Cristina.

A captação externa, em que a equipe do Hemocentro vinha até a cidade de Patrocínio e recolhia a doação de sangue por meio de campanha está suspensa por tempo indeterminado.

As caravanas que levavam doadores até a cidade de Uberlândia para a doação de sangue também ficaram suspensas por um período, mas agora estão funcionando novamente.

“A gente tem que agendar com no mínimo 15 dias de antecedência, com 50% de ocupação no veículo que essas pessoas forem transportadas e tomando os cuidados necessários”, informou a chefe de enfermagem.

O processo de doação é feito de forma segura, em que os possíveis doadores passam por uma triagem hematológica, onde é realizado um teste de hemoglobina para identificar anemia e sinais vitais, como frequência cardíaca, pressão arterial e temperatura, e também pela triagem clínica, onde o doador passa por uma entrevista com um profissional capacitado para avaliar seus hábitos comportamentais e suas condições de saúde.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95