Notícias

Idealizado por “patrocinense” Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular está acontecendo na Bahia

08/06/2018 às 11:07

Organizado pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior, de 07 a 09 de junho acontece na Ilha de Comandatuba no Estado da Bahia, o 11º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular – CBESP. O evento surgiu de uma idea do empresário Marcelo Sucre, que atua há mais de vinte anos através da empresa “Linha Direta”, sediada em Belo Horizonte, e especializada em consultoria na área educacional, e que presta serviços na área de educação para diversas instituições de ensino, a maioria de ensino superior, em vários estados brasileiros.

O CBESP – 2018 traz o tema “Educação Superior: inovação e inclusão para o Brasil que queremos”, e contará com importantes lideranças do setor educacional brasileiro, como reitores, mantenedores, gestores, autoridades de governo, além de renomados educadores e formuladores de políticas públicas, para debater o futuro do setor, abordando os principais desafios e soluções para a educação nas várias regiões do Brasil.

Por telefone, Marcelo Sucre falou a reportagem do Grupo Difusora de Comunicação sobre os motivos que o levaram a idealizar o evento. Segundo Sucre em 2008, chegou à conclusão de que seria necessário realizar uma agenda propositiva, capaz de unir e ouvir as pequenas, medias e grades instituições de ensino superior do país, em um Congresso com pode de interlocução em tempo e hora, entre essas instituições e as autoridades constituídas. “Então eu propus para as principais entidades representativas do seguimento, que agente pudesse se unir e construir um grande projeto, ou seja, o Congresso Nacional, o que até então não existia. Foi uma aposta que no primeiro momento, algumas pessoas, apontaram ser arriscada, mas mesmo assim, nós demos seguimento a ideia, da realização de uma ação itinerante, que pudesse aproximar as instituições de ensino superior do país em um momento único para debater seus anseios e propostas. Nós plantamos a semente em 2008, com a primeira edição do CBESP em Porto de Galinhas (PE), e a partir de 2009 o evento se consolidou, e hoje, é o maior Congresso da educação sem duvida nenhuma” explicou Marcelo Sucre.

Sucre disse ter ficado muito feliz pelo acerto na ideia, e poder reunir não só as principais instituições de ensino superior para debater formas de facilitação do acesso ao ensino superior, mas também as autoridades em especial do seguimento político, para a realização de políticas públicas que propiciem com que o maior número possível de brasileiros e brasileiras consigam entrar numa faculdade particular através de plataformas de financiamentos, “sobretudo as pessoas menos favorecidas financeiramente, espalhadas por todas as regiões do Brasil” enalteceu Sucre.

Marcelo Sucre, é casado com Elisa Dias, filha de José Carlos Dias, que é diretor comercial do Grupo Difusora de Comunicação e Provedor da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Patrocínio. Marcelo embora não tenha nascido em Patrocínio, já se considera um cidadão patrocinense, não só pelas raízes adquiridas no Município (diante ao casamento), mas, também por acreditar no potencial de Patrocínio. Como forma de reconhecimento de sua nova cidadania, Sucre, mesmo morando em BH já adquiriu terras no Município para desenvolver os conhecimentos que possui com o agronegócio, na Capital Nacional do Café, ou seja, em Patrocínio. Diante as aquisições já feitas, Marcelo pretende realizar altos investimentos no Município, o que a reportagem terá a oportunidade de informar num futuro bem próximo.

Quanto ao Congresso, os profissionais da educação, que quiseram obter mais informações podem acessar o site: www.cbesp.com.br, local que inclusive é possível ter acesso as transmissões ao vivo do mesmo, oportunizando uma participação indireta e acesso aos assuntos discutidos no CBESP-2018.

Clique no link abaixo e ouça a íntegra a entrevista concedida por Marcelo Sucre a reportagem do Grupo Difusora de Comunicação.

José Antonio/Grupo Difusora de Comunicação.