Notícias

Foto: Thiago Alves

IEF descarta envio de aeronaves para combater incêndio no Hotel Serra Negra

17/08/2021 às 21:45

Após mais de 10 dias do incêndio que continua atingindo a região do Hotel Serra Negra, o apoio de aeronaves por parte do Instituto Estadual de Florestas (IEF) foi descartado, na tarde desta terça-feira, 17.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Patrocínio havia acionado o órgão estadual na segunda-feira, 16, após tomar conhecimento do incêndio. Mas o pedido não poderá ser atendido, pois o instituto não tem equipes disponíveis, no momento. “Nós tentamos as aeronaves, mas infelizmente o IEF já descartou que não é possível de enviar, tendo em vista que eles têm unidade de conservação no estado que está pegando fogo também e estão precisando delas lá”, explicou Antônio Geraldo de Oliveira, coordenador da pasta municipal.

Com as proporções tomadas pelo incêndio, o governo municipal pretende atuar evitando danos às pessoas que moram na região de risco. Na manhã desta quarta-feira, 18, equipes irão avaliar a situação de cada fazenda. “Eles vão visitar cada propriedade daquela área para identificar inclusive se há perigo de esse fogo estar trazendo prejuízo para eles ou talvez atingindo os animais deles e informando o que poderia ser feito para que o dano, se caso ele chegar, seja o mínimo possível. Nós esperamos que não chegue”, afirmou Oliveira.

A Polícia Militar Ambiental e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também vão trabalhar na concientização da população rural, para evitar outros focos de incêndio. “Vamos fazer um trabalho de educação ambiental também, para que não coloquem fogo de qualquer maneira. Eu acredito que esse fogo que está lá hoje, ele foi criminoso. Alguém colocou esse fogo na propriedade que está abandonada, que é o hotel, e a vegetação está muito seca”, disse Antônio.

Segundo abordado pela reportagem, após resolverem a situação emergencial do incêndio, os órgãos de fiscalização  devem tomar as medidas judiciais cabíveis e notificar os responsáveis pelas áreas de reserva atingidas e pelo terreno do hotel desativado, uma vez que o problema é incidente, na região.

 

Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora

Reportagem: Cristiane Andrade/Grupo Difusora