Notícias

Foto: Reprodução

IMA alerta sobre vacinação contra brucelose que se encerra no próximo dia 30

28/06/2022 às 16:09

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) alerta, junto às atividades da cadeia agropecuária, sobre a importância da imunização de fêmeas bovinas e bubalinas contra brucelose, seja nas propriedades leiteiras ou de corte.

A vacinação contra a brucelose é obrigatória, todas fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade devem ser vacinadas e marcadas no lado esquerdo da cara com o número final do ano de vacinação. Os machos não são vacinados.

Por ser uma vacina viva, somente o Médico Veterinário cadastrado no IMA ou vacinador auxiliar, treinado e sob a responsabilidade desse profissional, estão autorizados a aplicá-la. Pode ser adquirida exclusivamente com a apresentação do receituário emitido por Médico Veterinário cadastrado no IMA.

Para declarar a vacinação das bezerras, o produtor deve apresentar o atestado fornecido pelo Médico Veterinário em um escritórios seccionais do IMA.

As propriedades irregulares com a vacinação estão sujeitas a penalidades e podem receber multa e ficam impedidas de emitir a Guia de Trânsito Animal – GTA para transitar com bovinos e bubalinos machos e fêmeas.

A previsão é que neste ano cerca de 2 milhões de bezerras dos rebanhos mineiros sejam vacinadas contra a doença. A campanha referente ao primeiro semestre tem como prazo para vacinação até 30/06 e da declaração até 10/07.

Texto: Instituto Mineiro de Agropecuária- IMA