Notícias

IMA já está recebendo produtores para declarar vacinação contra aftosa

17/11/2016 às 10:20

Desde o dia 1º de novembro está vigorando a campanha de vacinação contra a febre aftosa, onde bovinos e bubalinos com idade até 24 meses devem ser imunizados e o produtor apresentar a declaração do número de animais vacinados e existentes na propriedade. No escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, já há um bom número de produtores que estão procurando a órgão para apresentar a nota fiscal e ficar em dia com a vacinação que é muito importante para manter o Estado de Minas Gerais livre da doença. O pecuarista que deixar de vacinar está sujeito a multa de R$ 75,27 por cabeça e R$ 15,05 por deixar de declarar dentro do prazo estipulado pelo IMA.

A comprovação pode ser feita no próprio escritório do Instituto ou pelo endereço eletrônico: www.ima.mg.gov.br, onde o produtor deve estar de posse do cupom fiscal e do CPF para fazer essa declaração. A campanha vai até o dia 30 de novembro e a declaração pode ser feita até dia 10 de dezembro. A tendência é que até o final do mês mais de 90% dos produtores possam fazer a declaração de vacinação.

O IMA alerta que é importante que aqueles produtores que não possuem mais animais por qualquer tipo de motivo, que também procure fazer a regularização para não serem penalizados, bem como que seja feita a declaração de animais acima dos 24 meses.

Renato Oliveira