Notícias

IMA orienta pecuaristas sobre a forma de acondicionar doses da vacina contra a aftosa
28/05/2016 às 10:00
Termina na terça-feira dia 31, a campanha de vacinação contra aftosa em Minas Gerais, etapa esta que está vigorando desde o dia 1º de maio. O Estado tem o segundo maior rebanho bovino do país e está completando 20 anos sem registro de focos da doença. O objetivo é manter essa esse status, para garantir a exportação de carne e para a cadeia produtiva do leite.
O produtor que não vacinar os animais dentro da campanha está sujeito a pagar multa de R$ 75,27 por animal não imunizado e aquele que vacinar, mas não procurar o escritório do IMA para fazer a declaração será notificado em R$ 15,05 por cabeça.
Para garantir a qualidade da vacina são necessários alguns cuidados por parte do produtor. Segundo a médica veterinária do IMA, Rosana Cunha Mendes, é necessário que o animal recebe a vacina de maneira correta, ou seja, o produtor deve adquirir a vacina em lojas credenciadas e as doses devem ser mantidas em gelo durante o transporte até a fazenda e acondicionada em geladeira até o momento da aplicação em prateleiras de forma que não congele e em temperatura de 2 a 8 graus.
A aplicação deve ser feita nos horários mais frescos do dia, preferencialmente de manhã para evitar o estresse do animal e para que ela não esquente. A vacina deve ser mantida no curral em gelo e a dose para cada bovino é de 5 ml, sendo necessária essa quantidade que é a que irá fazer com haja a imunização efetiva.
Renato Oliveira