Notícias

Reprodução

IMA prorroga prazo para declarar conformidades do vazio sanitário da soja até o fim de julho

27/07/2021 às 11:45

Foi prorrogado, pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o prazo para declarar as conformidades do vazio sanitário da soja, no estado de Minas Gerais. Os produtores do grão têm até o dia 31 de julho para preencher e enviar o formulário à instituição.

O vazio sanitário da soja é o período de, no mínimo, 90 dias sem a cultura e plantas voluntárias no campo. Tendo como objetivo reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra. O vazio sanitário de 2021 deve durar até 15 de setembro, em Minas Gerais.

O prazo inicial para realizar a declaração do vazio sanitário era 15 de julho, mas agora os sojicultores terão mais duas semanas para declarar as conformidades. “Como nós não tivemos muitas declarações entregues até o período de 15 de julho, a instituição decidiu, então, prorrogar esse prazo”, afirmou o fiscal assistente do IMA em Patrocínio, Geraldo Osório Borges.

A partir de 2021, a Declaração de Conformidade do vazio sanitário passou a ser obrigatória, sendo passível de penalidades àqueles produtores que não a fizerem. “Quem não enviar estará sujeito a multas e sanções penais previstas em lei”, explicou o fiscal.

O formulário a ser preenchido para realizar a declaração pode ser encontrado no site www.ima.mg.gov.br. Geraldo  lembrou aos sojicultores que o IMA também fará a fiscalização do vazio sanitário, presencialmente.

 

Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora

Reportagem: Nilton César/Difusora 95