Notícias

Índice de vacinação contra Febre Aftosa na região de Patrocínio foi próximo de 100%

23/12/2016 às 17:16

Foi finalizada no último dia 30 de novembro a Segunda Etapa contra a Febre Aftosa em Minas Gerais e os produtores tiveram até o dia 10 de dezembro para apresentarem a documentação que comprova a vacinação das criações.

A Médica Veterinária Rosana Cunha em entrevista a reportagem do Grupo Difusora mencionou a importância de manter o Estado livre da doença visto que neste ano de 2016 completa-se 20 anos sem qualquer incidência da doença em Minas.

O Balanço segundo a médica foi positivo em Patrocínio e na região com índices próximos a 100% em algumas cidades.

A Doença

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que atinge principalmente animais de casco fendido. Não atinge cavalos nem seres humanos. Pode manifestar-se em qualquer idade do animal. Os primeiros sintomas envolvem febre e diminuição do apetite. O vírus provoca lesões na boca, língua, estômago, intestino, narinas, na pele e ao redor de casco. No início surgem vesículas que se rompem, formando aftas. Com isso o animal baba muito e não consegue se alimentar e se locomover, ficando fraco. Quando as vesículas se rompem, as partículas virais são liberadas no ambiente. A salivação também libera vírus. O crescimento e produção de leite são prejudicados.

Os vírus são transmitidos através dos líquidos contidos nas vesículas e sangue. A saliva contém muitas partículas virais provenientes das vesículas. Quando o animal infectado baba, contamina os lugares por onde passa. Os vírus resistem no ambiente por vários meses.

Também pode ser transmitida através de alimentos, água e ar. Pessoas que tiveram contato com animais doentes podem transportar partículas virais.

Daniel Sallo