Notícias

Porta-voz e infectologista, respectivamente.

Infectologista e membro da Secretaria de Saúde de Patrocínio informam sobre o Coronavírus

19/03/2020 às 15:40

A Covid-19, que tem afetado a vida de grande parte da população mundial, é o mais novo vírus da família Coronavírus. Ao todo, são sete espécies do vírus, e a mais recente, descoberta na China em dezembro de 2019, ainda não possui vacina nem medicamentos específicos para os infectados.

Nesta quinta-feira, o programa Rádio Comunidade, da Difusora 95, entrevistou o médico infectologista Gustavo Camargo e a porta-voz da Comissão Técnica Municipal de Monitoramento da Covid-19 em Patrocínio, Noílma Passos. Os convidados falaram sobre os cuidados, casos suspeitos na cidade e formas de prevenção da doença.

De acordo com o infectologista, devem ser seguidas as recomendações oficiais do governo e do município. “A capacidade de propagação [do vírus] é de um metro de pessoa pra pessoa. Quem não tem o hábito de higiene está mais susceptível ao vírus”, conta.

Quanto ao uso de máscaras, o médico recomenda que elas devem ser usadas apenas por quem está gripado, para evitar a transmissão a quem não apresenta os sintomas. “O uso corriqueiro não protege, como as pessoas pensam”.

Ainda segundo Camargo, a maioria dos casos do novo Coronavírus são de pessoas assintomáticas, que mesmo não tendo os sintomas da doença, podem transmitir o vírus. Entretanto, o infectologista orienta que o enfermo deve procurar alguma unidade de saúde, preferencialmente, “quando apresentar febre persistente, acima de 38º, tosse seca e falta de ar”.

Sobre o número de infectados no município, Noílma relata que hoje há um caso confirmado e dois suspeitos. “A partir do momento que a pessoa é considerada suspeita, ela já passa a ser mantida em isolamento.”

A porta-voz conta que os exames realizados em Patrocínio estão sendo levados para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, e levam, em média, de 48 à 72h para o diagnóstico.

Texto: Fernando Cássio/Difusora 95