Notícias

Início do verão: prevenção ao câncer de pele deve ser redobrado
22/12/2022 às 16:30
O verão começou e com a chegada da estação mais quente do ano o cuidado com a pele deve ser redobrado para o combate do câncer de pele.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é o mais frequente do Brasil, representando 30% dos tumores malignos registrados no país.
Segundo a médica dermatologista e professora do curso de Medicina da Universidade Positivo, Kátia Sheylla Malta, as principais causas do câncer de pele são fatores pessoais como pele e olhos claros, histórico familiar, fatores ambientais, como exposição solar desprotegida ou prolongada.
Dentre as formas de prevenção estão, uso de filtro solar, uso de roupas, bonés, chapéus, viseiras e óculos, além de se evitar o sol entre 10h e 16 horas.
A dermatologista ressaltou que o câncer de pele pode acontecer em qualquer época do ano, mas em principal no verão pela alta exposição solar, devendo ficar atento à aquela ferida que coça, sangra, não cicatriza e que está aumentando de tamanho, caso perceba essa irregularidade é necessário buscar um médico.
O câncer em estágio inicial tem mais chances de cura, por isso é de extrema importância se prevenir e fazer acompanhamento com um dermatologista.
Texto: Carolinne Souza/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95
