Notícias

Reprodução
Inscrições para o Concurso Estadual de Cafés de Qualidade de Minas Gerais terminam no dia 8 de setembro
04/09/2020 às 14:38
Cafeicultores interessados têm até o dia 8 de setembro para se inscrever no 17º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Para participar, é preciso preencher uma ficha de inscrição e entregar as amostras concorrentes, nos escritórios locais da Emater-MG. A participação é gratuita para possibilitar que mais produtores façam parte do concurso.
Produtores dos municípios mineiros podem competir com amostras de café arábica, tipo 2 para melhor, colhidas neste ano. A lavoura de origem deve ser georreferenciada. Os participantes concorrerão em duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.
A expectativa da organização do concurso é de que sejam inscritas mais de 1.000 amostras. Neste ano, em todas as etapas do concurso, desde a entrega de amostras até as provas, serão seguidas todas as orientações dos órgãos de saúde no sentido de prevenção à Covid 19.
O 17º Concurso de Qualidade dos Cafés é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).
Em entrevista à reportagem da Difusora 95, o extensionista do escritório local da Emater, Thiago Begnossi, afirmou que o concurso é uma grande ferramenta que visa ajudar os produtores a melhorarem a qualidade de café em todo o estado, já que Minas Gerais é o maior produtor de café do mundo com grande destaque para a região do Cerrado Mineiro e principalmente para a cidade de Patrocínio que é considerada a capital Nacional do Café.
Texto: Erasmo Cláudio/ Difusora 95
