Notícias

Instituto Mineiro de Agropecuária encontrou apenas uma propriedade com resquícios de soja durante o vazio sanitário
19/08/2016 às 10:41
Desde o mês de julho, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) tem realizado fiscalizações com relação ao plantio de mudas de soja durante o vazio sanitário do grão que vai até o final de setembro. Segundo informou o responsável pelo Escritório Regional do IMA em Patrocínio, Humberto Leonel, foi encontrada apenas uma propriedade com resquício de soja remanescente da última colheita, mas o produtor foi orientado e fez a destruição das mudas, sem a necessidade de fazer a notificação, pois se tratava de sementes que ficaram no solo e que brotaram devido a umidade.
Leonel lembra que o produtor que planta para cultivar sementes, precisa pedir autorização ao Instituto para que possa fazer o plantio durante o vazio sanitário, mas em Patrocínio são poucas propriedades que trabalham com esse tipo de cultivo.
O objetivo dessa medida adotada pelo Ministério da Agricultura, é fazer com que haja redução do fungo que provoca a ferrugem asiática na soja, o que pode trazer grandes prejuízos ao produtor e fazer com seja utilizada uma grande quantidade de fungicida para combater esse organismo que se instala na planta.
Renato Oliveira