Notícias

Reprodução

Intervenção em imóveis próximos a bens tombados deve ter autorização alerta turismólogo

23/10/2020 às 13:50

O município de Patrocínio conta com 10 bens culturais tombados, dos quais muitos são ambientes públicos. Com isso, deve-se cuidar de sua preservação.

Guilherme Chagas, turismólogo do setor de patrimônio cultural e turismo da Secretaria de Cultura e Turismo, explicou à Difusora95 que o tombamento tem o objetivo de assegurar a proteção e conservação da integridade dos bens que possuem interesse cultural.

Na cidade, os bens imóveis tombados são a Casa da Cultura, a Escola Estadual Dom Lustosa, o Colégio Municipal Honorato Borges, o Palácio da Educação – Superintendência Regional de Ensino, a antiga estação rodoviária e antiga cadeia pública.

Além disso, há três conjuntos paisagísticos: a Serra do Cruzeiro, onde está localizado o Cristo Redentor, a Praça Monsenhor Thiago e a lagoa do Chapadão de Ferro.

O turismólogo alertou que o tombamento de um imóvel gera um perímetro de entorne que afeta os imóveis ao redor. Então, é importante que, na intenção de fazer alguma modificação, os proprietários de imóveis próximos aos bens citados procurem a Secretaria de Cultura, pelo telefone (34) 3831-5192 ou na Rua Cassimiro Santos, n°846, para receber a devida orientação.

“Os proprietários de bens imóveis, principalmente nas áreas descritas fiquem atentos e verifiquem se os seus imóveis estão relacionados na listagem de bens protegidos, pois dependendo do caso, a intervenção deve ser aprovada pelo conselho de patrimônio.”

Texto: Maria Clara Alves/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton Cesar/ Difusora 95