Notícias

Foto reprodução
Já ouviu falar de ‘burnout’ parental? Esteja atento aos sinais
18/01/2025 às 11:39
Filhos transformam a vida de qualquer pessoa, mas, infelizmente, nem sempre para melhor. Sem o apoio adequado, é possível se encontrar sofrendo de esgotamento parental sem perceber. Quais são os sinais de alerta? Amanda Jenner, especialista em educação parental, citada no HuffPost, traz esclarecimentos importantes sobre o tema.
De acordo com a especialista, o esgotamento parental se manifesta como “um estado de exaustão física, emocional e mental relacionado com as responsabilidades parentais”.
Sinais de esgotamento parental:
Sentir-se constantemente exausto, mesmo após descanso, e ter dificuldade em desfrutar das atividades com os filhos;
Sentir-se desconectado, facilmente irritável ou zangado com pequenas coisas, e perder a paciência facilmente;
Experimentar uma sensação de sobrecarga com a parentalidade, dificuldade em gerir o estresse e ter pensamentos negativos recorrentes.
O burnout parental é um constructo diferente do burnout (relacionado ao trabalho), conforme apresentado na presente revisão. O burnout é um fenômeno social e não individual, associado apenas às relações de trabalho e não à parentalidade.
Estado de exaustão física e emocional pode afetar mães e pais devido à sobrecarga de responsabilidades relacionadas ao cuidado e à educação dos filhos.
O chamado “Burnout parental” é uma condição psicológica com consequências para as saúdes mental e física.
Fonte: Notícias ao Minuto