Notícias

Foto: Reprodução
Janeiro Branco: mês de alerta sobre a saúde mental
25/01/2022 às 12:52
Neste mês é realizada a Campanha Janeiro Branco, que tem o intuito de alertar sobre a saúde mental. A Secretaria de Estado de Saúde acredita que esta deve ser a base de todas as outras campanhas que deverão ocorrer em 2022, pois, sem o cuidado com a mente não há como ter uma melhoria efetiva em qualquer que seja a condição de saúde de uma pessoa.
Durante entrevista à Difusora 95 FM, o psiquiatra, Marcelo Borges, explica que esta campanha teve sua primeira edição em 2014. Deste ano em diante, ele afirma que muita coisa mudou, várias pessoas abraçaram a causa, até mesmo famosos e imprensa.
“A campanha funciona através de veiculação nas mídias a respeito dos tratamentos que podem ser feitos, incentivando as pessoas a procurarem atendimento especializado”, ressalta Marcelo.
Um problema mencionado pelo psiquiatra é de que muitas pessoas têm receio de procurar um especialista por medo do que as pessoas vão falar. Marcelo afirma que não existe isso, afinal, são profissionais especializados em atender as pessoas para tentar, por meio de um tratamento farmacológico, ou não, cuidar da saúde mental desses pacientes.
Quando se trata de doença mental, de acordo com Marcelo Borges, as pessoas já pensam em algo muito grave que vai incapacitar a pessoa de trabalhar, conviver em sociedade e até mesmo com familiares. Diante disso, o profissional alerta que se a pessoa não está se sentindo bem, infeliz com as coisas que traziam alegria, é preciso tentar entender o motivo e tratar para voltar a ter o sentimento bom.
“A consulta com um profissional especializado, um psiquiatra, um psicólogo, é de suma importância para estar diagnosticando de forma correta o que está acontecendo e tratando do jeito certo. As pessoas relatam muito depois do tratamento que perderam tempo em não procurar os profissionais que tratam da saúde mental”, destacou Marcelo.
Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Alessandra Silva/ Difusora 95
