Notícias

Foto: Reprodução
‘Janeiro Seco’: quais os benefícios de reduzir o consumo de álcool no começo do ano
12/01/2023 às 16:14
Depois de alguns abusos no final do ano, muitas pessoas veem janeiro como o mês de “entrar na linha”, ou ao menos compensar os excessos nas ceias de Natal e Ano Novo, quando, além da comida, muitas vezes o álcool desempenhou papel central. Especialistas e a Organização Mundial da Saúde apontam que não há limites seguros para consumo de bebidas alcoólicas, e que os excessos podem ter efeitos nocivos.
Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o risco do álcool, e de promover uma cultura de consumo mais responsável, a ONG britânica Alcohol Change UK começou a promover, desde 2012, o chamado “Janeiro Seco”, que defende a abstinência completa por um mês. Segundo especialistas, esse período já é suficiente para ajudar o corpo a se recuperar um pouco, e pode trazer benefícios duradouros. Aqui no Brasil, o número de adeptos do movimento vem crescendo nos últimos anos.
Alguns sinais de alerta que devem ser observados por quem consome álcool, especialmente em grande quantidade, e que podem significar que um quadro mais sério pode estar se desenvolvendo.
O alcoolismo pode provocar doenças mentais, diversos cânceres, problemas hepático, como a cirrose, alterações cardiovasculares, com risco de infarto e acidente vascular cerebral e a diminuição de imunidade.
Mais de 3 milhões de homens e mulheres morrem todo os anos pelo álcool. Ao todo, 5% das doenças mundiais são causadas pelo uso nocivo de bebidas alcoólicas.
O que acontece quando se decide parar de beber?
- Faz bem ao coração: quando alguém decide deixar a bebida, reduz-se o risco de doenças cardiovasculares (infarto e AVC) e diabetes, bem como insuficiência cardíaca e miocardite (inflamação das células do músculo do coração). Outro benefício é a diminuição de arritmias cardíacas e, em casos de pacientes hipertensos, há uma tendência de redução da pressão arterial.
- A gordura no fígado começa a diminuir:
- Parando de beber, o organismo volta a absorver normalmente as vitaminas.
- O sistema imunológico fica mais forte: o álcool diminui a capacidade de defesa contra infecções. Além disso, ao parar de beber, diminui-se o risco de câncer de boca, esôfago, intestino grosso e reto. O consumo crônico também causa pancreatite (inflamação no pâncreas).
- Sensibilidade recuperada: etilistas podem apresentar um quadro chamado neuropatia, que são doenças ou problemas nos nervos. Isso faz com que percam a sensibilidade nos pés, mãos e em outras partes do corpo.
- Pele saudável e sem manchas: O alcoolismo deixa a pele seca e escamosa, o que facilita o aparecimento de rugas e linhas finas. O problema causa envelhecimento precoce da pele e também tem efeito inflamatório e vasodilatador, o que é percebido na pele com vermelhidão, fissuras e inchaço.
Melhora na qualidade do sono: apesar do álcool ajudar a adormecer, ele piora a qualidade do sono
- Perda de peso: o consumo de álcool está associado ao ganho de peso, seja pelo consumo de alimentos hipercalóricos ou por conta da bebida em si, que já é calórica e facilita o acúmulo de gordura no abdome.
Fonte : O Globo Saúde, Oeste Saúde.
