Notícias
José Antonio: Após mais de sessenta anos Difusora AM se prepara pra entrar em Frequência Modulada
27/10/2016 às 09:49
Olá pessoal. No blog de hoje falarei sobre um assunto que aguça a curiosidade de muitos, a migração de Rádios AM para o FM.
Bem vamos aos fatos!
O processo de migração das faixas de Amplitude Modulada – AM para Frequência Modulada – FM, teve mais um importante passo nesta semana rumo a sua efetivação. De acordo com uma lista publicada no site da Associação Brasileira de Emissoras de Radio e Televisão – ABERT e que pode ser vista neste link, cento e oitenta e nove emissoras de rádio no Brasil que atualmente funcionam na frequência AM, já estão prontas para passar a operar na frequência do FM. A listagem foi divulgada nesta quarta-feira dia, 26 de outubro pela Abert.
A solenidade de migração ou, que referenda o “ato”, está prevista para acontecer no mês de novembro, mais preciso no dia, 07 uma segunda-feira, data, por conseguinte, histórica em que se é comemorado o dia daquele que “manipula” o veículo, Dia do Radialista. Nesta data, diretores destas quase duzentas emissoras serão recepcionados pelo Ministro das Comunicações Gilberto Kassab e que com a presença do Presidente da República, Michel Temer participarão de um ato no Palácio do Planalto, para a assinatura de um termo de liberação dos projetos migratórios.
As emissoras constantes na lista, após essa assinatura na sede do poder administrativo do Brasil, terão pela legislação que trata da migração, o prazo de quatro meses, ou seja, 120 dias, para que possam realizar os seus projetos e a partir daí estando com todos os equipamentos aferidos pelo órgão fiscalizador, a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL, e de acordo com as demandas para esta nova era radiofônica do país, poderão realizar a tão esperada migração.
Para matar a curiosidade sobre onde se encontram as emissoras primeiras nesse processo migratório, pela listagem oficial, Minas Gerais é o Estado com o maior número de emissoras aptas para migrar (22). Em seguida, estão às emissoras de São Paulo (19), Santa Catarina (17), Paraná (14), Mato Grosso (13), Bahia (12), Ceará (12) e Rio Grande do Norte (11), além das rádios de outros estados constantes da lista.
Dentre as emissoras de Minas Gerais aptas a migração destaque para a Rádio Difusora AM de Patrocínio que de acordo com as expectativas da direção do Grupo Difusora de Comunicação, em meados de 2017, a emissora vanguarda do Grupo e que transmitiu por mais de 66 anos, o seu sinal nas ondas do AM, se consagrando entre as poucas no país em todo esse tempo em primeiro lugar de audiência, migrará o seu sinal dos 560khs, para aterrissar na frequência 95,3FM.
Bem, sei que muitos gostariam de mais detalhes, por ora adianto que, não será possível. Encerro dizendo que muita coisa boa está sendo projetada pelo Grupo Difusora de Comunicação, e não somente uma nova onda no ar!
Como diz a expressão latina, “fúmus bôni iúris”, ou seja numa interpretação bem clara, onde há fumaça há fogo…