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José Antonio, comentário do dia

05/08/2016 às 21:14

No Comentário do Dia desta sexta-feira, 05, nos voltamos a falar sobre um assunto que vem sendo levantado pela reportagem da Difusora desde a última semana de julho, a falta de água em alguns bairros da cidade. Na última semana especificamente no sábado, 30, havíamos cobrado um posicionamento do Daepa sobre a falta d’água, pois nas reclamações que chegavam a nossa Redação de Jornalismo e apresentadas durante o programa Show da Manhã, eram de que não chegava água em alguns bairros desde a noite de quarta-feira, 27, e quando as reclamações chegavam as pessoas diziam que ligavam na manhã daquele sábado, no telefone do plantão do Daepa, e ninguém atendia a chamada. A reportagem da Difusora também ligou para o plantão, e constatou o que os reclamantes diziam, ou seja, não havia atendimento, sequer para dar um parecer para a comunidade quanto a interrupção da água. Após relatar a situação durante o programa Show da Manhã, por meio de um dos diretores, o Daepa informou que havia rompido uma adutora que conduz água do Córrego Feio para o abastecimento da cidade, motivo pelo qual houve o desabastecimento em parte da cidade. Naquela oportunidade a informação dava conta de que o fornecimento da água estaria restabelecido já na tarde ou noite do mesmo sábado.

Na segunda-feira, 01, as reclamações permaneceram e a reportagem da Difusora esteve na sede do Daepa e conversou com o superintendente do órgão, Luciano Queiroz Filho, que pediu desculpas a população, pelo ocorrido e se comprometeu durante a entrevista que a normalização do fornecimento ocorreria já no final da tarde ou no máximo inicio da noite daquela segunda. Quanto ao telefone do plantão não atender Luciano disse que houve um problema em todas as linhas telefônicas da empresa, e que a operadora já havia sido notificada e estava resolvendo o problema…

Na manhã de quinta-feira, 04, ouvintes voltaram a buscar o apoio da Difusora e alegando que a água não caiu como de costume, deixando famílias indignadas com a situação. A reportagem da Difusora naquela manhã voltou a sede do Daepa e recebeu a informação de que ele não estava a par da situação, mas, que buscaria mais informações, e falaria ainda na segunda com a reportagem sobre o assunto. Nesta sexta-feira, 05, como não havia tido um comunicado e nem sequer um posicionamento por parte do superintendente, a reportagem manteve contato com o Daepa e obteve a informação de que o titular da autarquia da Prefeitura, estava em viagens, a Belo Horizonte… Ildeu Pinheiro Diretor Administrativo do órgão falou a reportagem e disse que o caso envolveu falha humana, ou seja, com o rompimento de uma das adutoras na área de captação de água, na última semana de julho, algumas manobras tiveram que ser feitas pelos técnicos do Daepa. “Fecha-se um registro aqui próximo a Eletroauto, pra poder liberar água para o bairro Morada Nova e automaticamente falta água no Centro, e como essas manobras são feitas pelos funcionários, estes depois acabam tendo uma dificuldade para retornar a água para a área onde se houve a interrupção para que aja a normalização no atendimento” explicou Ildeu.

O diretor disse de forma enfática a reportagem da Difusora e em uma forma simples para o entendimento dos ouvintes, que a manobra dita anteriormente nada mais é que o giro de algumas voltas nos registros que liberam água para um bairro, “se nos fechamos o registro em quatro voltas, e ao retornarmos nos temos que dar essas quatro voltas, mas, as vezes acontece de retornarmos cinco voltas, e é por isso que acontece esse desequilíbrio todo de falta de água. E nos temos que admitir, pedir desculpas a população pelos transtornos, pois isso realmente acontece” sintetizou.

José Antonio/Difusora.